Para desenvolver reflexões sobre as relações de gênero, sobre os diferentes tipos de violência existentes e visando o empoderamento feminino e a valorização da mulher, estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 4 de Sobradinho II participam do projeto Entre Elas: valorização feminina e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres. No primeiro semestre, esse trabalho pedagógico foi aprovado no processo seletivo interno para seleção de Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres, realizado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
Por meio de ações contínuas, o projeto é realizado na escola desde 2021. Desde então, ao longo dos anos letivos, os professores, orientadores educacionais e gestores realizam um trabalho específico a partir de temáticas relativas às questões de gênero. “A partir desse enfoque multiprofissional, diferentes atividades pedagógicas são planejadas para as estudantes como: oficinas, rodas de conversa, eletivas com debates, oficinas, exibição de filmes, aulas externas, excursões, grupos de pesquisa, oficinas de beleza, exposição e outras”, explicou a professora e uma das formadoras do projeto, Eliane Costa de Oliveira.
Além das atividades já mencionadas, no período noturno, ou seja, no contraturno escolar, é realizado o Minicurso em debate. Com duração de 80h, a cada quinze dias, as alunas interessadas podem participar da formação. Para realizar a inscrição voluntária, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Nos encontros, alguns dos temas propostos são: sororidade, discurso de ódio, biologia do corpo feminino, padrões de beleza, dispositivo materno, relacionamentos saudáveis x abusivos, diferentes tipos de violência contra a mulher, mulher e trabalho, história do direito da mulher no Brasil e no mundo e outros. A partir dessa formação, palestras e oficinas são elaboradas e direcionadas também para a comunidade escolar.
De acordo com Eliane, no primeiro ano, três professores trabalhavam no projeto. Atualmente, participam doze docentes e, em média, 150 estudantes, do ensino médio e da educação de jovens e adultos, participam das atividades pedagógicas. “Além de permitir a troca de experiências, de proporcionar maior conhecimento sobre o corpo feminino, de permitir e ampliar novos conhecimentos sobre assuntos que rodeiam o universo feminino (o que traz autoconhecimento e um olhar diferenciado sobre a posição da mulher na sociedade), as ações realizadas fortaleceram a autoestima, desenvolveram a empatia entre as mulheres, estimularam a sororidade e possibilitaram estabelecer uma atuação em rede, funcionando como fator de proteção no enfrentamento às violências,”, enfatizou a professora.
Neste ano, a estudante do primeiro ano do ensino médio, Kananda Santos, de 15 anos, começou a participar do projeto e confirma que já aprendeu muito com as atividades propostas. “Eu acho muito importante o Entre Elas e aprendi a identificar o que é a violência contra, os diferentes tipos de violência e hoje eu já consigo orientar e ajudar outras mulheres e também já sei os telefones para denunciar”, explicou a jovem.
Com a necessidade evidente de trabalhar a valorização feminina e a violência e gênero, gestores e professores reestruturaram o projeto para que ele fosse realizado com ações contínuas ao longo de 2023. O projeto já faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e a intenção é que ele se torne um trabalho de aplicação permanente na unidade de ensino.
Outra ação pedagógica realizada no projeto chama-se Nosso observatório de pesquisa Entre Elas. Esse trabalho tem por objetivo incentivar as alunas nos ramos da pesquisa e das ciências. Para isso, criou-se uma equipe de iniciação científica. A partir do método científico, as estudantes do segundo ano do ensino médio vão fazer um levantamento de dados, a partir de questionários direcionados às alunas, sobre violência contra mulher. O intuito também é gerar dados que possam ser debatidos com a comunidade escolar e ajudar a elaborar planos educacionais de intervenção social para a melhoria da qualidade de vida. Os resultados das pesquisas serão apresentados na 12ª edição do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal.
Cerimônia de premiação na Eape
O projeto da escola em Sobradinho foi selecionada o processo seletivo interno de Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres. Para avaliar os trabalhos, a comissão responsável considerou os seguintes critérios: replicabilidade, sustentabilidade, inovação/originalidade e resultados. Os trabalhos aprovados na primeira fase serão submetidos a uma nova apreciação (2ª fase). Além dos materiais enviados via SEI, a comissão avaliadora realizou entrevistas junto aos responsáveis pelos projetos e práticas e realizou visita in loco para registro e avaliações finais. O resultado final do processo seletivo foi divulgado no dia 17 de julho no site Eape.
No dia 7 de agosto, às 14h, no auditório da Eape, os responsáveis pelo projeto e outros convidados vão participar da cerimônia de premiação do processo seletivo. Neste mesmo dia, a Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha completará 17 anos.
Durante o evento, haverá um breve relato da experiência do Projeto Entre elas: valorização e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, exibição de vídeo produzido por uma equipe de profissionais da Gerência de Inovação, Tecnologias e Educação à Distância, roda de conversa, entrega de placas (certificação), sessão de fotos e filmagem.
Histórico e reconhecimento já conquistado
Em 2021, o Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho aderiu ao Projeto Entre Elas durante a pandemia de Covid-19, como uma ação que integra a política de valorização de meninas e mulheres e enfrentamento às violências da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Naquele ano, gestores e professores realizaram mini curso remoto que abordou temas relevantes como autoestima, sexualidade, relacionamentos e sororidade.
Para trabalhar essa diversidade temática, foram utilizados textos, vídeos e outras mídias com linguagem acessível e sempre enfoque no Projeto Pedagógico da escola e outras normativas. A partilha de experiências ocorreu por meio de encontros e rodas de conversas virtuais entre as adolescentes do Novo Ensino Médio da escola. Também participaram alunas da Universidade de Brasília, professores, orientadores educacionais e gestores da escola.
No final de 2021, o Projeto Entre Elas foi submetido ao prêmio de Educação em Direitos Humanos Ibero Americano e ao prêmio de boas práticas do Programa Maria da Penha vai à Escola realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Nesse último, o projeto foi reconhecido e publicado como exemplo de boa prática.
Cabe destacar que, inicialmente (entre 2016 – 2018), o projeto era chamado de “Entre Garotas” – que foi premiado e desenvolvido pela professora Isadora Freitas. E para que tivesse maior abrangência, o projeto foi renomeado para “Entre Elas”.
Podcast Informativo EAPE
O projeto Entre elas: valorização e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, realizado no Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho foi selecionado, em processo seletivo interno realizado pela Eape, como Práticas Exitosas no âmbito da Política de Enfrentamento de Violência contra Meninas e Mulheres. Esse foi o tema da 24ª do podcast Informativo EAPE (trabalho que apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo Whatsapp e ficam disponíveis aqui também).
Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo: