O diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Gislei Morais, lançou nesta quinta-feira (16) o I Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica. O treinamento tem o objetivo de capacitar os gestores e fortalecer o gerenciamento das unidades administradas pelo instituto: Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e unidades de pronto atendimento (UPAs).
Ao todo, serão 160 horas de capacitação, que deve ser concluída em 29 de abril de 2022
Neste primeiro curso, promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), começaram a ser capacitados 44 gestores de hospitais, UPAs e unidades administrativas. O curso está estruturado em quatro módulos: fundamentos da gestão estratégica, gestão de processos, liderança e gestão de equipes e gestão de projetos. Ao todo, serão 160 horas de capacitação, que deve ser concluída em 29 de abril de 2022.
O diretor-presidente lembrou que o instituto foi criado para sanar problemas como gestão de suprimentos ineficiente, suporte e manutenção, infraestrutura inadequada, descontinuidade administrativa, ausência de boas práticas de planejamento e gestão de pessoas deficitária.
“Somos o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, por isso, temos que trabalhar com uma gestão de excelência para transformar nossas unidades de saúde”, disse o diretor-presidente, que fez a abertura do curso e ministrou parte do primeiro módulo, com a apresentação institucional do Iges-DF, modelo de gestão, contrato de gestão e mapa estratégico.
Sobre as ações futuras, Morais ressaltou que o instituto possui o Plano Estratégico 2020/2023, cujos objetivos devem ser cumpridos. São eles: modernizar a infraestrutura e a tecnologia do Iges-DF, desenvolver e implantar um modelo de gestão de pessoas eficiente, desenvolver e implementar a inovação, o ensino e a pesquisa no campo da assistência e gestão em saúde e prestar assistência em saúde de qualidade com foco no usuário.
Leia também
UPA Ceilândia II já realizou mais de 2 mil atendimentos
UPAs do Iges-DF vão atender mais de 68 mil pacientes por mês
Estoques do Iges-DF serão controlados com código de barras
Sobre o treinamento
O I Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica foi planejado para desenvolver os colaboradores da média gestão e tem como objetivos o alinhamento da governança, a melhoria dos resultados e a sustentabilidade do instituto.
Neste ano, devido à pandemia, o evento traz um formato híbrido, buscando garantir a máxima segurança aos participantes. Sendo assim, as 160 horas de conteúdo serão ofertadas em atividades presenciais e na plataforma EAD do Iges-DF.
*Com informações do Iges-DF
Fonte: Agência Brasília