A existência de qualquer buraco ou depressão nas vias pode causar acidentes e mortes no trânsito. Para garantir a segurança dos motoristas que trafegam nas rodovias distritais, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), tem realizado investimentos recordes na manutenção e conservação das estradas de vias pavimentadas em todas as regiões da capital. Destaque para o ano de 2022, em que o investimento de R$ 84.541.911,75 foi mais do que duas vezes o valor total investido entre 2015 e 2018.

Entre os anos 2015 e 2018, o valor total investido nos serviços foi de R$ 38.929.610,00. Já entre 2019 e 2022, já sob a gestão do governador Ibaneis Rocha, o investimento na manutenção e conservação rodoviária deu um salto significativo, chegando a uma soma de R$ 184.896.372,75, um crescimento superior a 375%.

Compare

2015 – R$ 7.145.589,00
2016 – R$ 8.938.993,00
2017 – R$ 8.875.662,00
2018 – R$ 13.969.366,00
Soma 2015 a 2018 – R$ 38.929.610,00

2019 – R$ 24.711.782,00
2020 – R$ 27.854.915,00
2021 – R$ 47.787.764,00
2022 – R$ 84.541.911,75
Soma 2019 a 2022 – R$ 184.896.372,75

O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior, comenta que esse aumento nos investimentos demonstra uma atuação mais efetiva do órgão em sua finalidade operacional de prevenção e correção de problemas identificados nas vias que compõem o Sistema Rodoviário do Distrito Federal (SRDF).

“Tal fato evidencia a grande importância que o departamento vem desempenhando no sentido de garantir rodovias em condições de trafegabilidade entre o bom e o ótimo, de modo a preservar e aumentar a segurança dos usuários, tanto de veículos motorizados, quanto de ciclistas e pedestres”, concluiu.

Como é utilizado o valor investido?

Nas rodovias distritais, que somam aproximadamente 2 mil km, cerca de 30 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) são aplicados rotineiramente através da Operação Tapa-Buraco.

O trabalho é realizado por 75 servidores da autarquia que exercem suas funções nos distritos rodoviários, localizados em Planaltina, Sobradinho, Samambaia, Paranoá e Brazlândia. Os cinco distritos cobrem toda a malha viária do DF.

A ação é executada ao longo dos trechos onde é detectada a necessidade de reparo por meio das etapas de “reenquadramento” do local da depressão, da realização da limpeza, da implantação da emulsão – que é a mistura de massa asfáltica fria com água – da colocação do CBUQ e, por fim, da verificação do nivelamento do asfalto.

“Esse trabalho de manutenção é muito importante porque, além de evitar acidentes, fazem com que nós, motoristas, não precisemos gastar com a manutenção do veículo por causa de buracos”, contou, satisfeito, o radialista Ednaldo Campos, de 48 anos, morador de Samambaia.

Participação da população

O motorista que trafegar por algum trecho das rodovias distritais em que exista buraco ou depressão pode entrar em contato com o DER-DF para que o reparo seja realizado.

No site do DER-DF, o cidadão pode verificar os meios pelos quais pode solicitar o serviço diretamente à Superintendência de Obras por meio de cada distrito, de acordo com sua região. O caminho é www.der.df.gov.br > O DER > Unidades. Nesta seção, o requerente escolhe o Distrito Rodoviário e verifica as informações sobre como efetuar a solicitação.

Caso deseje, o cidadão também pode solicitar o serviço da Ouvidoria do GDF, pelo número 162.

Fonte: DER – DF