Investimento de R$ 6,36 milhões na nova pavimentação da DF-001 trará mais conforto e segurança para 70 mil motoristas

 

 

As obras de recuperação da Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre a BR-060 e a DF-065, entraram na fase final. Nesta etapa, equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) realizam a aplicação da terceira e última camada de capa asfáltica, que irá revestir 2,2 km de pista. As melhorias trarão mais conforto e segurança para os 70 mil motoristas que trafegam na região diariamente.

 

O investimento total da obra de recuperação asfáltica é de R$ 6,36 milhões. Os recursos também contemplam a instalação de meios-fios, drenagem, novos retornos e acostamentos, além de baias para os ônibus. Os serviços são executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

 

Até o momento, o DER-DF já aplicou uma quantia aproximada de 6,2 mil toneladas de massa asfáltica na recuperação das faixas de rolamento de cada lado da via e do acostamento. São mais de 40 funcionários trabalhando semanalmente nas obras.

 

“Estamos empenhados em terminar essa obra que começou em março. Estamos quase na etapa de conclusão. Finalizada a etapa de implementação da capa asfáltica, seguiremos para a drenagem e, em seguida, entra a fase de instalação da sinalização vertical e horizontal”, explica Sandra Martins, engenheira do DER-DF responsável pela obra.

 

A previsão é que os serviços sejam concluídos em setembro.

 

Há 22 anos, José Ferreira de Santana, 67 anos, é proprietário de um comércio localizado em frente à via. O comerciante comemora o andamento das obras e já sente a diferença no movimento. “Está trazendo mais clientes, com certeza. Antes, era ruim demais passar por aqui. A pista tinha muito buraco, quando você andava de carro, o carro pulava. Agora, está um tapete”, avalia.

 

Os elogios encontram eco entre outros moradores da região. “Moro aqui em frente. Sinto que essa obra vai melhorar bastante a qualidade de vida, principalmente dos motoristas”, diz o operário Joel Santos, 32 anos.

 

Já a podóloga Maria Vieira, 43 anos, acredita que a obra trará mais segurança para os usuários de transporte público. “Vai melhorar muito depois que colocarem as sinalizações. Eu pego ônibus aqui todo santo dia, há oito anos. A gente via que a pista tinha muitos buracos, não era nivelado como está agora”, destaca.

Fonte: DER – DF