Termo de cooperação vai fortalecer programa de criação de peixes

Uma parceria assinada com o Governo Federal vai turbinar o programa Alevinar, de produção e manejo de tilápias, criado pela Secretaria da Agricultura (Seagri-DF). Exemplo para o Brasil com seus 583 mil alevinos produzidos na capital desde 2019 e cerca de 350 produtores cadastrados, o Alevinar agora receberá mulheres do curso Agricultura da Vida, do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, aumentando o seu alcance. E proporcionando alternativas de renda no campo.

O termo de compromisso foi assinado nesta quinta-feira (27) pelo secretário de Agricultura, Candido Teles; a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristianne Brito, e pela secretária nacional de Aquicultura e Pesca, Andréia Ribas, na Granja Modelo do Ipê, no Park Way. O objetivo é profissionalizar cada vez mais a piscicultura tanto para para fortalecer a alimentação como uma fonte de renda para pequenos e médios produtores.

“O Alevinar serve como modelo para o resto do país. Ele tem tido sucesso em manter o homem no campo e dar viabilidade econômica para as famílias. Para se ter uma ideia, no DF hoje se consome cerca de 60 mil toneladas de peixe e produzimos apenas 15 mil toneladas”, pontua Candido Teles. “Hoje já temos a parceria com a Codevasf, que nos ajuda a ampliar o programa no âmbito nacional. E com essa parceria com os ministérios, isso só tende a crescer”, complementa.

A partir do acordo assinado entre GDF e Governo Federal será possível profissionalizar cada vez mais a piscicultura na capital | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A ministra Cristianne Brito lembra que o Agricultura da Vida é um dos eixos do projeto Mães do Brasil, do Executivo nacional. Segundo ela, com a parceria, se aproveita o que há de melhor em cada uma das políticas públicas. “Isso significa pegar ferramentas de cada um dos programas e unir para que dê bons resultados”, opinou. “O Alevinar é reconhecido no Brasil e queremos levar autonomia financeira para a mulher e cuidar de mães também”, disse.

“Estamos unidos e imbuídos em iniciativas para transformar vidas. Não é só capacitar pessoas para a piscicultura, mas focar no desenvolvimento social e econômico, no resgate de pessoas que têm dificuldades em tirar seu sustento”, destacou a secretária da pesca.

Projeto Reflorestar

Além da piscicultura, o projeto Reflorestar – que consiste na recomposição da vegetação local – também será beneficiado com o acordo de cooperação. “Além do nosso projeto com os alevinos que já é um sucesso, teremos mais gente envolvida nesse importante esforço de recomposição da vegetação da capital. O acordo nos ajudará muito”, observa a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Seiscentos e vinte e oito produtores rurais foram beneficiados nos últimos três anos com mudas nativas doadas pela Seagri e já auxiliaram na recomposição de 689 hectares de área rural no DF, após capacitação do governo. Os termos para o cadastramento e a capacitação de novos integrantes no Alevinar e no Reflorestar serão definidos pelas pastas nas próximas semanas.

Termo de cooperação vai fortalecer programa de criação de peixes

The post Termo de cooperação vai fortalecer programa de criação de peixes appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias