Serviços itinerantes: cidadania e conforto para a população

Levar até o morador do Distrito Federal um serviço que ele tem dificuldade de acessar ou a solução para um problema que ele não sabe nem por onde começar a resolver. Esse é o objetivo das ações itinerantes oferecidas pelo GDF (leia a lista abaixo), prestadas por diferentes secretarias e órgãos como Caesb, Detran, Defensoria Pública, Neoenergia, entre outros. Programas como o Sejus Mais Perto do Cidadão, com 22 regiões administrativas visitadas, e o Carro da Vacina, com mais de 25 mil doses aplicadas, são exemplos de iniciativas exitosas.

Sejus Mais Perto do Cidadão: espaço montado nas RAs permite a moradores resolverem pendências relacionadas a contas de água e luz e oferece atendimento jurídico e emissão de RG, entre outros serviços | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Criado em 2019, o programa da Secretaria de Justiça e Cidadania se tornou popular entre as cidades do DF. Num espaço montado pela pasta e as administrações regionais, o morador resolve pendências, como as relacionadas a contas de luz e água, título de eleitor, além de oferecer atendimento jurídico, emissão de RG, acesso a benefícios sociais, dentre outros. “Estamos falando de cidadania. Com o Sejus mais perto do Cidadão, a gente informa o brasiliense sobre seus direitos, fornece o serviço e ele volta para casa com um problema resolvido”, destaca a titular da secretaria, Marcela Passamani.

A Carreta da Defensoria Pública passou por 14 cidades em 2022, acumulando mais de 2 mil atendimentos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Conseguimos juntar várias secretarias nos últimos anos e o objetivo é agregar ainda mais pastas nesta próxima gestão. Isso representa garantias de direitos”, pontua a secretária. Outro serviço itinerante com quilometragem alta é a Carreta da Defensoria Pública. Ao assegurar direitos à população, o serviço passou por 14 cidades em 2022, acumulando mais de 2 mil atendimentos.

“É interessante ver a realidade de pessoas que moram, por exemplo, no Santa Luzia, na Estrutural. Moradores que jamais tiveram qualquer acesso à Justiça e passam a conhecer seus direitos”, diz a coordenadora das ações itinerantes da Defensoria, Juliana Fernandes. “Ali, as demandas por pensão alimentícia e divórcio são muito usuais. E os moradores agradecem demais por enfim poderem acessar estes direitos”, complementa.

Vacina na rua: usado inicialmente para ‘atacar’ a covid-19, o Carro da Vacina passou a oferecer também doses de imunizantes contra a influenza e a poliomielite | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Para além das unidades de saúde, a vacinação itinerante também se tornou uma realidade. Usado inicialmente apenas para ‘atacar’ a covid-19, o Carro da Vacina expandiu para mais RAs e passou a oferecer também doses de imunizantes contra a influenza e a poliomielite. “Eu acredito em um Sistema Único de Saúde (SUS) que se reinventa, que busca alternativas para dar certo. O carro da vacina é isso: uma busca ativa, de porta em porta, por aquelas pessoas que não se vacinaram”, conclui a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Principais serviços itinerantes oferecidos pelo GDF

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)

– Programa Sejus Mais Perto do Cidadão: Moradores podem emitir documentos, resolver pendências e ter acesso a informações e serviços de diversos órgãos públicos do GDF, como Caesb, Polícia Civil, Detran, TRE, Procon, entre outros. Vinte e duas regiões administrativas já receberam o programa, que passa um dia oferecendo os atendimentos na cidade.

– A Carreta do Na Hora também roda as regiões administrativas oferecendo os serviços que estão disponíveis nas unidades físicas do Na Hora.

Corpo de Bombeiros

– Aleitamento materno: para ser uma doadora, basta ligar no telefone 160, opção 4, e fazer o cadastro.

– Bombeiro Amigo (Para pessoas da terceira idade)

– Bombeiro Mirim (Para crianças/adolescentes de 7 a 14 anos)

Informações sobre os programas podem ser obtidas pelo telefones (61) 3901-7926 ou 3901-4206.

Secretaria de Saúde

– Carro da Vacina: aplicação itinerante de doses de imunizantes contra a influenza, poliomielite e covid-19 por todo o DF.

– Consultório de Rua: serviços de atenção primária voltados à população vulnerável. São cinco equipes que atuam em regiões distintas do Distrito Federal.

Secretaria da Mulher

– Ação Mulher no Campo: lançada em 2021, é realizada uma vez por mês em diferentes núcleos rurais. Facilita o acesso de mulheres do campo a diversos serviços públicos, como saúde, trabalho e direitos sociais.

– Ônibus da Mulher: dentro do projeto SMDF em Ação, o veículo adaptado visita diversos pontos do DF. Conta com salas de atendimento com a presença de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais da Secretaria da Mulher.

Caesb

– Ônibus Expresso Ambiental: atendimento às escolas do Distrito Federal, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e os cuidados com o sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. As visitas são feitas com agendamento prévio das escolas e o público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Neoenergia

– A agência móvel da companhia passa semanalmente por diferentes regiões administrativas, seguindo cronograma. Parcelamento de débitos, solicitação de reparo por danos elétricos, troca de titularidade e novas ligações são alguns dos serviços realizados. Informações no site ou nas redes sociais da empresa, no perfil @neoenergiabsb

Secretaria de Trabalho

– Jornada da Mulher Trabalhadora: cursos de qualificação gratuitos oferecidos em uma tenda que atende de forma itinerante cidades vulneráveis. Atualmente, está em Água Quente. São seis cursos, desde maquiagem, alongamento de unhas até a área de escritório, como auxiliar administrativo e informática.

– Agência do Trabalhador Itinerante: participa de eventos em várias cidades do Distrito Federal, oferecendo os mesmos serviços das agências físicas, entre eles a intermediação de mão de obra, informações sobre a Carteira de Trabalho Digital e outros.

– QualificaDF Móvel: programa de qualificação itinerante, por meio de uma carreta que atende a várias cidades do DF ofertando cursos de qualificação profissional nas regiões mais carentes. No momento, a carreta presta atendimentos no Sol Nascente.

Defensoria Pública

– Carreta da Defensoria Pública (unidade móvel de atendimento): prestação de atendimentos jurídicos gratuitos, como reconhecimento de paternidade, exame de DNA, guarda, divórcio, execução de alimentos, entre outros.

Detran

– Blitze Educativas: educação de trânsito de forma itinerante em vias públicas do DF. É feito um trabalho de conscientização de condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito.

Polícia Civil

– Museu Itinerante de Drogas: visita a escolas públicas e privadas para debate sobre os prejuízos causados pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas envolvendo a comunidade escolar, a família e policiais civis.

Ouvidoria

– As ouvidorias seccionais do GDF realizam a Ouvidoria Itinerante e os resultados são repassados para a Ouvidoria-Geral. Há ouvidorias seccionais em hospitais públicos, em unidades de atendimento da saúde, em todas as regionais de ensino e outros.

Secretaria de Agricultura

– Programa Defesa Itinerante: ações itinerantes nas quais os servidores recolhem declarações de vacinação contra febre aftosa e raiva, além de realizarem atualização cadastral dos produtores rurais e emissão de guia de trânsito animal (GTA).

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Fonte: Agência Brasília

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