Segundo dia de Carnaval no DF com clima de tranquilidade

Elaborado a partir de reuniões coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o Protocolo de Operações Integradas (POI) definiu ações específicas a serem aplicadas nos dias de Carnaval para cada um dos órgãos envolvidos. O reforço do policiamento é um deles.

O efetivo empregado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nos eventos carnavalescos tem garantido a tranquilidade dos foliões neste sábado (10). Os militares estão atuando em rondas a pé, e seguem com os serviços até a dispersão do público, às 23h – horário limite para término dos eventos próximos às quadras residenciais, conforme recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Além das ações junto aos eventos carnavalescos, a PMDF permanece com policiamento ordinário em todo o Distrito Federal. A corporação segue atuando com auxílio de câmeras de videomonitoramento por meio do Comando Móvel, situado na Cidade da Segurança Pública – no estacionamento norte da Torre de TV – e também com imagens enviadas pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) está contribuindo com drones e helicóptero.

Abordagens

“Estamos fazendo linhas de revistas nos locais de chegada do público, como na Galeria dos Estados, Rodoviária do Plano Piloto e proximidades dos blocos, em pontos estratégicos”, explica o explica o porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke. “Nas abordagens, recolhemos materiais perfurocortantes e entorpecentes”. Durante as revistas deste sábado, os militares apreenderam uma arma branca e fizeram seis flagrantes de uso e porte de drogas.

Um celular foi furtado na região central de Brasília, e a 5ª Delegacia de Polícia é a responsável pela apuração do fato. As forças de segurança ressaltam a importância de estar atento aos objetos pessoais e não deixar celular à mostra, principalmente no meio da multidão. É importante guardá-lo na mochila ou na bolsa, que devem estar fechadas, na frente do peito, nunca nas costas nem do lado do corpo.

Mais ações

A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF elaborou um cronograma com dezenas de ações de conscientização em bares e nos blocos de Carnaval, levando aos foliões materiais educativos, palestras, ações teatrais e repentistas. A equipe também fez a identificação do público infantil na Asa Sul.

Atuando no controle de tráfego em eventos como os desfiles dos blocos Pintinho de Brasília, Concentra mas Não Sai e Galinho de Brasília, as equipes estão nas ruas para fiscalização. A recomendação é que os foliões deem preferência ao transporte público e por aplicativo. O helicóptero também está em patrulhamento aéreo, para uma visão mais ampla da segurança viária.

Foram montados dois pontos de bloqueio, nos quais houve 250 abordagens, importantes para retirar das ruas motoristas que estejam dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica, colocando em risco a segurança. Duzentos e trinta motoristas fizeram testes de etilômetro, e 22 não tinham habilitação. 

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, não precisou prestar atendimentos neste sábado.

DF Legal

Um bloco sem licenciamento foi interditado durante a tarde na 216 da Asa Norte. Os auditores fiscalizaram, ainda, sete blocos, seis estabelecimentos comerciais e dezenas de ambulantes. Eles também atuam nos trabalhos de estimativa de público. 

A fiscalização abrange as licenças de funcionamento dos blocos, assim como os horários de início e fim dos desfiles. Entre as regras a serem seguidas, estão a de não comercializar objetos perfurocortantes, como garrafas de vidro e espetinhos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

The post Segundo dia de Carnaval no DF com clima de tranquilidade appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias