Saúde marca presença na 5ª Conferência Distrital de Políticas para Mulheres

Neste sábado (23), a Secretaria de Saúde (SES-DF) marcou presença na 5ª Conferência Distrital de Políticas para Mulheres. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres. O encontro, que segue até domingo (24), ocorre em frente à Biblioteca Nacional.

A conferência irá contribuir para a elaboração do III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres, elegendo, ao final, a delegação que irá representar o Distrito Federal na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A finalidade é fortalecer a participação social e a construção democrática da gestão de políticas públicas para as mulheres. 

O evento é estruturado em três eixos temáticos: prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres; promoção das mulheres em todas as suas dimensões, com foco em diversidade, interseccionalidade e justiça; e participação política, paridade e fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Presente na abertura, a secretária-executiva de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques, reforçou a importância da saúde da mulher como eixo central da igualdade de direitos. “Temos trabalhado para assegurar que cada mulher, desde a infância até a velhice, tenha acesso a serviços qualificados e humanizados, com atenção especial à saúde mental, ao planejamento reprodutivo, à maternidade segura, ao climatério e ao envelhecimento saudável”, destacou.

Além disso, Marques destacou que a saúde da mulher é uma pauta de justiça social. “Reafirmamos o compromisso da SES-DF em ampliar políticas públicas que promovam a vida, a saúde e o bem-estar das mulheres do Distrito Federal”, reforçou.

Saúde da mulher

A SES-DF oferece atenção integral à saúde da mulher, em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), com a Atenção Primária — representada pelas unidades básicas de saúde (UBSs) como porta de entrada. As ações incluem consultas de rotina, pré-natal universal e qualificado, rastreamento de câncer, prevenção de doenças crônicas, atenção ao climatério, à menopausa e ao envelhecimento saudável.

Além disso, também oferece atenção especializada em ginecologia, obstetrícia de alto risco, acompanhamento humanizado, saúde mental (Caps) e urgência e emergência. Outras ações abrangem programas e políticas específicas para, por exemplo, planejamento reprodutivo e aleitamento materno com rede de bancos de leite humano, além de programas de equidade.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias