Por Cris Oliveira
Samambaia completa 32 anos, mas quem comemora seu crescimento são os moradores que acompanham a explosão do preço do metro quadrado de Samambaia no mercado imobiliário. A cidade dispara em qualidade de vida, com moradias verticais cada dia mais completas, deixando de ser uma cidade apenas horizontal.
Com mais de 300 mil habitantes, orgulho de todos os assentamentos implantados no DF pelo governador Joaquim Roriz, a Região Administrativa XII se sobressai, dá a volta por cima e vira uma metrópole. Considerada a “menina dos olhos” de Roriz, Samambaia hoje abriga pessoas de todas as classes em condomínios verticais, e tem atraído, cada dia mais, os filhos de Brasília, por se consolidar como metrópole bem estruturada e com bons resultados de empreendedorismo e na estruturação de equipamentos públicos. A cidade chama atenção por ter avenidas largas, cercadas de calçadões, trânsito ainda fluindo. Frustrando as críticas do passado, dos opositores à sua criação, com visão micro, perto do grande visionário Roriz, quando foi chamada de assentamento mal planejado, mesmo naquela época já sendo condecorada e premiada pela ONU, como exemplo de assentamento popular.
Mas com todas as características de uma cidade que proporciona boa qualidade de vida aos seus habitantes, Samambaia ainda requer cuidados em todas as áreas.
À frente da Administração Regional há quase três anos, Gustavo Aires, nascido em Brasília e no meio da política do Distrito Federal, filho do ex-deputado distrital Odilon Aires (falecido), tem vontade de ver as coisas saírem do papel para a realidade, e já deixa visível seu trabalho na troca de iluminação pública, nas calçadas com acessibilidade, no meio empresarial da cidade que cresceu assustadoramente com a venda de lotes pela Terracap, ampliando a política empreendedora e dando visibilidade ao comércio local, que fomenta a economia e gera empregos. O comércio de Samambaia hoje não deve nada ao de outras cidades.
No mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB), Samambaia foi beneficiada com mais 100 leitos de UTI para o Hospital Regional de Samambaia. Com todas as adversidades, como o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Governo do Distrito Federal não deixou de investir na cidade e em obras como: UBS da Expansão, calçadas, pavimentação, Estádio Rorizão revitalizado, Restaurante Comunitário fornecendo café da manhã e almoço, entre outras melhorias que foram concretizadas e terminadas com sucesso.
Para comemorar a data de fundação de Samambaia, na segunda-feira, 25 de outubro, às 9h, a Administração Regional fará o tradicional corte de bolo na QS 406 em frente ao BRB.
Confira a programação: