Ao longo do mês de abril, as sete regiões de saúde do Distrito Federal realizaram as etapas regionais da Conferência de Saúde Mental. Os eventos reuniram gestores, trabalhadores da área e usuários para debater em conjunto e elaborar novas proposições para a política de saúde mental.
Nesta sexta-feira (29), foi a vez da Região de Saúde Central promover a etapa que encerrou o ciclo de conferências regionais, iniciado dia 1º de abril pela Região Leste. Cerca de 200 pessoas participaram do evento no auditório do Centro Universitário Iesb, na Asa Sul.
O superintendente da Região de Saúde Central, Paulo Roberto da Silva Júnior, destacou a relevância do tema saúde mental e deste momento de debate. “A conferência vem de maneira robusta nos convidar a pensar nossas vidas, o sentido e o propósito de estarmos aqui. O convite é para que cada um de nós possamos pensar a saúde mental de maneira integral e como poderemos contribuir para consolidar e avançar nas políticas da área”, convidou.
A diretora de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do DF, Vanessa Soublin, avalia que o evento fecha um ciclo proveitoso das etapas regionais e convoca os presentes a continuarem mobilizados para a etapa distrital, que ocorre nos dias 7 e 8 de junho.
“A gestão pensa muito como operacionalizar as demandas de forma a traduzir os anseios da população, dos serviços e dos usuários para que o plano de trabalho represente o que foi proposto em conjunto”, afirma Vanessa Soublin.
Rodrigo Silva, presidente do Conselho Regional de Saúde de Brasília, lembrou que esta conferência é um marco após 12 anos da realização da última. Além disso, pontuou o significado deste momento. “As conferências servem para trazer diretrizes e fundamentações para formular as novas políticas públicas da área”, indicou.
Representando os usuários, Luciana Claudino, 49 anos, que frequenta há 19 anos o Caps do Riacho Fundo I, agradece o acolhimento por parte da equipe, o tratamento recebido no local e as mudanças que o serviço trouxe para sua vida. ‘Se hoje estou aqui, participando desta mesa, convivendo com as pessoas, muito se deve ao Caps e à equipe”, reconhece.
O pequeno Renato Silva, 8 anos, usuário do Caps Infanto-Juvenil (Capsi) Asa Norte, alegrou o ambiente distribuindo flores confeccionadas por colegas. Segundo a mãe, a costureira Irismar Pereira da Silva, 38 anos, o filho participa de grupos semanais no local e também passa por consultas com o psiquiatra.
“Ele é sempre muito bem recebido. Que hoje possam ser debatidas melhorias para a continuidade desse equipamento de saúde tão importante”, diz ela, que também agradece pelo atendimento prestado pela equipe ao filho.
Para a psicóloga Thais Gabriel, que atua no Caps AD da rodoviária há nove anos, a união das forças para promover a qualidade do serviço reveste a conferência de uma grande oportunidade. “Pensar coletivamente as políticas voltadas para o cuidado em saúde mental e agregar o olhar dos usuários e também da nossa força de trabalho, de nós profissionais que estamos na linha de frente enfrentando o dia a dia, é essencial para melhorar nossa rede de cuidado”, acredita.
A Região Central engloba Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Octogonal, Sudoeste, Varjão, Vila Planalto e Vila Telebrasília e conta com três Centros de Atenção Psicossocial, dois ambulatórios de saúde mental infanto-juvenil, além das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).
Próximas etapas
Das etapas regionais saíram propostas que serão levadas para a etapa distrital da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, que ocorre nos dias 7 e 8 de junho. Durante os eventos realizados nas sete regiões de saúde, foram eleitas delegados e delegadas para a etapa distrital.
Já da fase distrital sairão propostas e delegados eleitos para representar o Distrito federal na etapa nacional, a ser realizada entre os dias 8 e 11 de novembro, em Brasília.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF
The post Realizada última etapa regional da Conferência de Saúde Mental appeared first on Agência Brasília.
Fonte: Agência Brasília