O projeto é realizado pelo Instituto Desponta Brasil, por meio de um Termo de Fomento a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado de Educação do DF.
O idealizador do “Em um Piscar de Olhos”, Leonardo Figueiredo, ressalta que Agência Internacional de Prevenção à Cegueira estima que é possível considerar que no Brasil tenhamos cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.
“A iniciativa passará por 35 escolas e atenderá a cerca de oito mil alunos de escolas públicas do Paranoá, Recanto das Emas e Planaltina. Em 2021, atendemos 17 unidades escolares do Recanto das Emas e mais de cinco mil crianças foram beneficiadas com exames e óculos de grau distribuídos de forma gratuita. Objetivamos reduzir entre 60% e 80% os casos de cegueira de crianças e jovens da rede pública do DF, que serão atendidas no programa com diagnóstico precoce”, revela Figueiredo.
Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esses projetos com foco na saúde dos estudantes contribuem para diminuir o abandono e a evasão escolar e são sempre bem-vindos.
“Estou muito feliz em ver essa parceria ser ampliada e saber que mais estudantes da nossa rede pública de ensino vão conseguir ser atendidos pelo projeto ‘Em um piscar de olhos’. O nosso objetivo é ampliar para todas as regionais de ensino da rede”, afirma Paranaguá.
Triagem tecnológica
A pré- avaliação ocular utiliza o “Spot Vision Screener”, um equipamento portátil capaz de detectar problemas de visão em pacientes a partir dos seis meses de idade. O sistema analisa os dois olhos ao mesmo tempo a uma distância confortável de um metro entre o dispositivo e o paciente. Sua tela sensível ao toque permite uma operação simplificada e fácil gerenciamento de dados do paciente. A medição leva seis segundos,não precisa dilatar a pupila e 97% dos resultados obtidos são precisos.
Dados preocupantes
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema na visão. Tais problemas são responsáveis pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil, sendo que cerca de 80% dessas crianças nunca fizeram um exame oftalmológico. “Em um Piscar de Olhos” foi criado pensando em ajudar a reverter esses números.
Escolas Paranoá/Itapoã
As escolas do Paranoá/Itapoã que passaram pela triagem do projeto de 20 a 31 de março foram: CEF 01, do Paranoá, Caic Santa Paulina, CEI 01 do Paranoá, EC 01 do Itapoã, EC 02 do Paranoá, EC 03 do Paranoá, EC 04, EC 502 Itapoã, EC CAP, CEF Buriti Vermelho, EC Alto Interlagos, EC Boqueirão, EC Cariru, EC Cora Coralina, EC Natureza, EC Quebra Néris e EC Sobradinho dos Melos.
Ecolas de Planaltina
As 12 escolas de Planaltina passarão pela triagem do projeto de 10 a 20 de abril e terão consulta no dia:22 de abril são EC Estância do Pipiripau, EC Rajadinha, EC Aprodarmas, CEF Cerâmicas r. Dom Bosco, EC Santos Dumont, EC Monjolo, EC Pedra Fundamental, EC Coperbrás, EC Estância de Planaltina, EC Vale Verde, EC Reino das Flores e EC Eta 44.
Escolas Recanto das Emas
Por sua vez, as seis escolas do Recanto das Emas que passarão pela triagem do projeto de 24 de abril a 05 de maio e terão consulta no dia 06 de maio são: Jardim de Infância 603, Centro de Educação Infantil Buritizinho, Centro de Educação Pinheirinho Roxo, Centro de Educação Infantil 304, Centro de Educação Infantil 310 e Escola Classe 803