A pesquisa do Instituto Fecomércio-DF revela que o programa Vai de Graça tem gerado impactos diretos não apenas no comércio, mas também na vida dos brasilienses e turistas que visitam a capital. Desde o Carnaval, quando foi implementada a gratuidade no transporte público, passando pelo aniversário de Brasília e outras datas comemorativas, os resultados vêm sendo consistentes.
A medida amplia a circulação de pessoas, estimula o turismo interno, fortalece o comércio local e os espaços culturais, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
“A gratuidade no transporte público vem trazendo benefícios consistentes para a capital, aumentando a circulação de pessoas e fortalecendo setores estratégicos como comércio, cultura e lazer”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Impactos econômicos comprovados
O programa Vai de Graça não beneficia apenas os shoppings e o comércio de rua, mas também reflete na economia formal do Distrito Federal. Dados da Secretaria de Economia (Seec-DF), com base nas Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas (NFC-e), mostram o avanço entre março e julho de 2024 e 2025:
-
5,4% de aumento na quantidade média de notas emitidas por empresa;
-
8,6% de crescimento no valor médio dos documentos;
-
5,8% de alta na arrecadação do ICMS varejista.
Esses números reforçam que a gratuidade no transporte público, além de democratizar o acesso ao lazer e à cultura, fortalece a economia, movimenta o varejo e amplia a arrecadação do Distrito Federal.