As Quentes da Política do DF

Sob nova direção, MDB-DF deverá começar as alianças com partidos do Entorno

O presidente da CLDF, Wellington Luiz, foi indicado pelo MDB-DF como novo presidente da sigla. A reunião que contou com o Governador Ibaneis Rocha  teve a presença de deputados distritais do partido na Câmara Legislativa e da executiva do MDB-DF.

Xeque mate

O afastamento do deputado federal Rafael Prudente, com certeza, deu ao grupo do PP-DF, um respiro profundo em relação à futura candidatura da vice-governadora Celina Leão para o governo do DF em 2026, que deverá continuar a aliança com o governador Ibaneis sem ameaças de quebra de acordos. Com isso o MDB-DF já se segura na chapa e deverá apenas inverter sua posição.MDB e PP se consolidam no DFA política só emana do povo após uma decisão partidária, portanto quem tem o poder é quem tem o partido. Neste momento, a aliança de dois partidos fortes está segura. PP e MDB não correm risco de mudar o rumo de suas direções no DF. O foco é a eleição do Entorno do DF em 2024Assim que teve o nome confirmado, o deputado distrital Wellington Luiz usou as redes sociais para falar da felicidade de ocupar a cadeira de presidente do diretório regional do MDB-DF. O presidente da CLDF deixou claro que irá focar nas eleições municipais do Entorno do DF.

Ibaneis quer focar na economia 

Após reunião que definiu a troca do comando da regional do partido, o Governador do DF usou as redes sociais. Diferente do novo presidente do MDB-DF, Ibaneis não tocou no assunto das eleições municipais do Entorno. O governador citou que os rumos do partido será o debate sobre o crescimento de estratégias que fomentem melhor a economia do DF e que tragam o progresso e o bem estar do povo do DF.

Em 2020, o MDB-DF não saiu fortalecido nas eleições municipais do Entorno

Fator importante a ser lembrado é que o ex-presidente do MDB-DF, deputado Rafael Prudente, não se desempenhou durante as eleições municipais de 2020. O MDB fez a maioria dos prefeitos no Brasil, mas o partido elegeu apenas o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), no Entorno do DF.Eleições municipais do Entorno refletem mais na nacional do que na regional dos partidos

Mesmo o MDB-DF fazendo apenas um prefeito no Entorno, o governador MDBISTA do DF, se elegeu no primeiro turno, o que coloca em observação a importância das eleições municipais do Entorno para o DF. Para qualquer partido, as eleições municipais Elas refletem mais na nacional do MDB do que na regionais. Para o MDB nacional o importante é continuar no ranking, como o partido que lidera as prefeituras em todo Brasil. Para o Senado também nãoAs eleições do Entorno deverão ser mais bem avaliadas em relação às eleições do DF. Todos os políticos do DF que se acharam muito fortes no Entorno não conseguiram ganhar as eleições no DF. Para o Senado em 2022, as eleições do entorno também não refletiram. Muito forte no Entorno, Flávia Arruda perdeu as eleições para Damares Alves, que não sabia direito o que era a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal-RIDE. Partidos já conversam e formam alianças

O partido do Governador Caiado, União Brasil, corre nos municípios para fechar as majoritárias com o apoio do PL. Progressistas, Republicanos, PSDB e PP também deverão estar no mesmo barco. O segredo está nas alianças do PT e PSB. Lula e Alckmin deverão trabalhar nesta aliança.

Caiado tenta ter o total comandoCom a criação da Secretaria do Entorno do DF do Governo de Goiás, o governador Caiado tenta se consolidar e fechar o cerco eleitoral do Entorno para Goiás. Mas as principais pautas esperadas pelos moradores do Entorno ainda não refletiram na realidade da população, que ainda espera por muitas melhorias. Entre as pautas que poderão atrapalhar os planos de Caiado está o transporte público da região.

 

Cris Oliveira

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias