Campeão, Ibaneis é o primeiro governador do DF reeleito no 1° turno
A campanha para o governador Ibaneis foi bastante dura. Atacado por todos os adversários nesta eleição, Ibaneis chegou a se emocionar ao saber que foi reeleito no primeiro turno. “Não esperava pela vitória no PRIMEIRO turno”, disse Ibaneis.
Ibaneis não teve voto útil
O voto útil citado pelo senador e ex-candidato ao governo Izalci (PSDB) não caiu nas urnas para o governador Ibaneis Rocha. Basta analisar a votação do Cel. Moreno e de Leandro Grass. O restante ficou como estava nas pesquisas durante as eleições.
Paulo Octavio o ruim de votos
Hoje é segunda-feira após o dia das eleições e os frequentadores dos Restaurantes Comunitários não almoçaram com o rico empresário Paulo Octávio. PO teve comprovação nas urnas de que sua candidatura não ganhou musculatura e que seu partido não teve base para eleger seu filho para a Câmara dos Deputados. Se competir com o Ibaneis valeu a pena, não sabemos.
Grass colocou a sacolinha no bolso
Sem mandato na próxima legislatura da CLDF, Leandro Grass terá bastante tempo para ver e rever as vergonhas que passou, mentindo e caluniando o governador Ibaneis Rocha em suas redes sociais. Após perder no primeiro turno, o candidato de Lula no DF parabenizou o governador pela vitória e tentou falar com Ibaneis, mas não foi atendido. Durante toda a eleição, Grass atacou a vida pessoal do governador na imprensa, citando Blogs da cidade e teve suas mentiras retiradas da propaganda eleitoral por mais de 22 vezes pelo TRE-DF. Nos debates, Grass mentiu tanto que suas informações eram constatadas como Fake.
CLDF renovada
Dos 24 parlamentares eleitos para a Câmara Legislativa do DF, doze são estreantes, o que garantiu uma renovação de 50% na CLDF.
Fábio Félix, o parlamentar mais bem votado
Foi uma surpresa a votação expressiva do deputado distrital do PSOL Fábio Félix, representante do orgulho Gay. Fábio atuou bastante na área social e ganhou a simpatia dos assistentes sociais.
Os três primeiros são da esquerda
Outra curiosidade das eleições de 2022 se deve aos três deputados distritais mais bem votados do DF serem da esquerda: Fábio Félix (PSOL), Chico Vigilante (PT) e Max Maciel (PSOL).
Categorias fortalecidas
A enfermagem foi a grande estrela na eleição por categorias com Jorge Viana (PSD) e a enfermeira Dayse Diniz do PSB. Já a PM não conseguiu fazer o representante direto da categoria, pois dividiram os votos. Uma parte apoiou o candidato dos Bombeiros Roosevelt Vilela. Outro parlamentar eleito pela categoria da educação foi o deputado João Cardoso do Avante.
Hermeto eleito, mas os votos não foram da PMDF
O deputado distrital Hermeto, que é policial e foi reeleito pelo MDB, contou com o apoio da zona 10 e de artistas da cultura, onde colocou durante seu primeiro mandato muitos milhões de emendas parlamentares.
Vices não foram a opção do povo
Os ex-vice-governadores Tadeu Filippelli, Paco Brito e Renato Santana não foram eleitos para a CLDF. Nenhum deles passou de sete mil votos.
Kelly Bolsonaro não pegou a onda da direita
Suplente de deputada distrital em 2018, a ex-deputada Kelly Bolsonaro ficou fora da onda da direita radical que elegeu Damares Alves para o Senado pelo DF. Kelly não teve 2 mil votos dessa vez. Outros bolsonaristas que foram mal votados foram o irmão de Michelle Bolsonaro, Eduardo Torres, e a ex- esposa do presidente, Cristina Bolsonaro.
Traída pela Nacional
A candidata ao Senado e presidente do PL-DF Flávia Arruda não ganhou a eleição, mas ficará marcada como a candidata que tinha propostas de trabalho pelo DF. Flávia sofreu muitos ataques em uma campanha podre, onde teve até a vida pessoal devastada por mentiras. Mas o fato inesquecível de tudo isso foi a traição do Presidente Jair Bolsonaro com sua ex-ministra Flávia Arruda. Bolsonaro, que chegou a fazer o anúncio de que Flávia seria sua candidata no DF, mesmo sendo do mesmo partido, se anulou em apoiá-la e imputou a sua esposa Michelle, a missão de eleger Damares Alves no DF. Missão cumprida. Resta saber como será a atuação de Damares como senadora pela cidade que ela não tem intimidade.
A comunicação brilhou
Sem dúvidas a comunicação faz parte das estrelas que, humildemente, ajudaram o governador Ibaneis Rocha a segurar sua vitória no primeiro turno. Durante o governo de Ibaneis, toda a imprensa foi bem nutrida com pautas positivas que a SECOM nunca deixou de externar. Brilhante atuação do Secretário de Comunicação Wellington de Moraes.
Blogs combateram Fake News
Os blogs de notícias tiveram participação especial em toda a campanha. O combate às Fake News, entre outros trabalhos, levaram a informação correta à população. Trabalho que deixou alguns candidatos furiosos e nos rendeu postagens e comentários inúteis contra o nosso trabalho.