O projeto Dançart Especial esteve apresentando mais um grande espetáculo para alunos do Distrito Federal. A apresentação aconteceu no teatro da Católica e reuniu alunos de Samambaia e Recanto das Emas, totalizando 780 pessoas.

O objetivo do projeto é trabalhar a inclusão social de crianças e jovens com deficiência através da dança, o projeto visa trabalhar com a individualidade de cada um, respeitando suas limitações. Para Sônia Ramalho, idealizadora do projeto, “o projeto nasceu em 2008, no Centro Especial 01 e Samambaia, com o objetivo de levar arte inclusiva para as escolas, teatro, fazer com que os alunos ganhem autonomia e sejam respeitados como tal. Então, era para permitir com que eles saíssem dos muros das escolas”, conta Sônia.

“Realizamos a primeira apresentação com o tema Romeu e Julieta e levamos para todas as escolas de Samambaia, Recanto das Emas e depois levamos para o teatro e trazer as escolas para vivenciar uma arte inclusiva”, ressalta ainda.

A iniciativa é voltada para pessoas com deficiência de todos os lugares do Distrito Federal e do Entorno, não se limitando a nenhum tipo de deficiência. Neste ano, recebeu o auxílio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF), o que traz ao projeto a expectativa de crescer com novos participantes nas oficinas ministradas durante 2019.

O Administrador Regional de Samambaia, Gustavo Aires, foi convidado para abrir essa edição “É uma grande felicidade para a cidade ter dado início a esse projeto de inclusão, em que nós temos que dar atenção todos os dias, vemos que é possível a cada dia que passa que pode ser aprimorado. Essa inclusão precisa crescer, sair de Samambaia e partir para todo o Distrito Federal. Desejo que esse projeto se espalhe para todo o Distrito Federal”.

Projetos como esses refletem o desejo do Governador Ibaneis Rocha que é de trabalhar para que o Distrito Federal seja cada vez mais inclusivo, pois essa é uma bandeira que será defendida por essa gestão, que prioriza, não somente a inclusão, mais a qualidade de vida para todos.

Fonte: Assessoria