A Administração Regional de Samambaia e a Superintendência Regional de Saúde Sudoeste, preocupados com a importância da iniciativa Novembro Azul, estiveram realizando uma ação na Estação do Metrô Furnas. A campanha teve como objetivo a conscientização e orientação de homens que passaram pelo local.

A iniciativa serviu para contribuir com a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além da detecção de outras doenças. Na ocasião foram ofertados atendimentos de aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, palestra HPV/Sífilis, testes rápidos de glicemia, HIV, hetatite B, hepatite C, sífilis, pedido PSA e distribuição de preservativos.

Ao total foram realizados 420 atendimentos, mais de 5 mil unidades de preservativos foram distribuídas para aproximadamente 1260 pessoas, além da distribuição de mais 5 mil cartilhas contendo orientação sobre prevenção de doenças.

O Administrador Regional de Samambaia, Gustavo Aires, menciona sobre a importância de campanhas como a que foi realizada na estação do Metrô. “Os órgãos do governo devem estar sempre em contato e interagindo com a população. Assim, estaremos planejando com a Superintendência para que ações como essa sejam permanentes e deixem de acontecer apenas em datas sazonais. Veremos como será possível contribuir, pois a informação é a base de tudo”.

A ação foi articulada entre a Diretoria de Articulação da Administração Regional de Samambaia e a Gerência de Acesso e Qualidade da Atenção Primária, da Diretoria Regional de Atenção Primária, da Superintendência da Região de Saúde Sudoeste. Essa articulação gerou um impacto positivo nos participantes.

Para o Senhor Marcos Fortunato, 51 anos, a disponibilidade desses exames de saúde facilitou a ida dele até um Posto de Saúde. “Foi sensacional, resolveu tudo. O atendimento rápido, fiz todos os testes de forma ágil. Dali, já sai com o encaminhamento para o Hospital (HRSAM) e colhi o sangue na hora e, daqui a 5 dias, receberei o resultado do PSA. Muito eficiente e resolveu meu problema”.

Para o Superintendente Regional de Saúde da Região Sudoeste, Dr. Luciano Agrizzi, “essa é uma ação fundamental para a população para podermos estar articulando junto a Administração de Samambaia, para promover a saúde dos homens. Ebtendemos que deve ter essa importância regular e eles precisam ser estimulados a procurarem melhorar sua saúde. Assim, a Secretaria tem buscado participar dessas ações para ajudar os homens”.
Agrizzi, ressaltou ainda, sobre a importância da ação, ter sido realizada em conjunto com a Administração Regional. “Pretendemos estar participando de outros ciclos de atividades, como a realizada hoje”.

Fonte: Ascom