Samambaia foi presenteada na tarde desta terça-feira, 24 de outubro, com a inauguração do Espaço Cidadão e do Espaço Digital na Promotoria de Justiça da cidade. As novas salas são destinadas, respectivamente, aos atendimentos presencial e remoto da população.
No Espaço Digital, as pessoas que não têm acesso à internet, ou que possuem dificuldades com a conectividade, poderão fazer videochamadas com promotores de Justiça e com servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que estejam em trabalho não presencial, ou até mesmo participar de audiências remotas. Já o Espaço Cidadão é direcionado ao atendimento presencial. As instalações também contam com brinquedoteca e hall de espera.
A iniciativa segue a proposta da Portaria Normativa nº 829/2022, de Política de Atendimento ao Público do MPDFT, que estabelece princípios, diretrizes, compromissos de atendimento e metas, dentre elas, a implementação de espaço físico equipado para atendimento ao público nas unidades da instituição. Prioridade da atual gestão, a iniciativa segue resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, disse que em sua administração o atendimento ao público e o apoio às vítimas é uma prioridade. Ele também comentou que todos do MPDFT devem facilitar o acesso e acolher os cidadãos que buscam as unidades da instituição em todo o DF.
Ao comentar sobre o aniversário de Samambaia que será comemorado nesta quarta-feira (25/10), Georges Seigneur relembrou sua passagem pela Promotoria de Justiça da cidade e destacou a importância da Região Administrativa para o desenvolvimento da região.
“A gente não consegue resolver tudo, sabemos dos nossos limites e atribuições, mas ao nos procurar, o morador de Samambaia ou de qualquer outra promotoria deve ser muito bem recebido e ter seu problema resolvido ou direcionado”, disse.
Samambaia é a sétima localidade beneficiada com o novo ambiente preparado para acolher e receber as demandas da população: as promotorias de São Sebastião, Gama, Ceilândia, Brasília II, Planaltina e Taguatinga também já foram contempladas.
A promotora de Justiça e assessora de Políticas de Atendimento ao Público da Procuradoria-Geral de Justiça, Thaise Dezen, fez um resumo sobre as realizações da área e pontuou a importância do trabalho de membros e servidores que atuam em conjunto para tirar os projetos do papel. “É mais que um espaço físico, nosso foco é a construção de um atendimento de excelência para a sociedade. Para isso, estamos trabalhando em outras iniciativas, entre elas o manual de atendimento que estamos finalizando”, destacou.
Já a coordenadora das promotorias de Justiça de Samambaia, promotora de Justiça Ana Laura Seixas Dias, salientou que o atendimento ao cidadão é uma realidade incorporada na rotina da unidade. Ela explicou que antes do Espaço Cidadão e do Espaço Digital, membros e servidores usavam um modelo que buscava acolher e oferecer o melhor encaminhamento possível ao morador que procurava os serviços do MPDFT na cidade. “Com esses espaços mostramos ao cidadão que ele é prioridade e que estamos aqui para ouvi-lo”, disse.
Após a inauguração das salas, a Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público e o Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav) do MPDFT realizaram capacitação conjunta para membros e servidores da Promotoria de Justiça de Samambaia.
O curso está inserido no escopo do projeto “Promotoria Acolhedora”, da Campanha Valorize a Vítima. Entre as ações da iniciativa, está a premiação com selos às promotorias de Justiça que se engajarem no processo e promoverem melhorias nos serviços de atenção e atendimento às vítimas.
“Esse trabalho reafirma o papel do Ministério Público para os cidadãos. Além disso, representa também, a nossa mudança de cultura em relação à vítima. Como instituição, esse novo momento nos ajuda a termos um olhar empático e uma escuta respeitosa na construção de uma Justiça mais humanizada”, destacou a promotora de Justiça e coordenadora do Nuav, Jaqueline Gontijo.