Você deve conhecer alguém que sonha em cuidar de um animal de estimação. Talvez essa pessoa seja você mesmo. Nesse planejamento responsável, pois muita coisa muda na casa de quem tem um pet, comprar um animal tem sido a escolha da maioria das pessoas. Para mudar essa realidade, o Ministério Público e entidades parceiras querem sensibilizar a população brasiliense sobre uma outra possibilidade: a adoção.

A Campanha Vira Amigo será lançada em 5 de junho, às 8h30, no Centro de Referência de Educação Ambiental no Parque Ecológico de Águas Claras com estudantes da rede pública. Durante todo o mês, os perfis oficiais do MPDFT nas redes sociais e as instituições parceiras vão divulgar material sobre o tema.

Expectativa X Realidade

No Distrito Federal, a destinação de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos é um problema que precisa ser encarado e tratado em rede: Estado, sociedade e organizações não governamentais. A questão mais latente é conseguir um abrigo para esses animais. Não há canis públicos na cidade e as instituições que acolhem os pets trabalham no limite da sua capacidade. Em 2018, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu 272 animais domésticos: 250 cães, 20 gatos e 2 equinos. Até abril de 2019, foram resgatados 172 animais.

O dilema da adoção é a expectativa do animal que as pessoas querem em relação aos que estão disponíveis nos abrigos. As pessoas buscam, em geral, filhotes, de raça e saudáveis. Mas a realidade dos abrigados é outra: uma superpopulação de cães e gatos vira-latas, de pelos escuros, idosos ou com alguma deficiência.

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) após reunir-se com alguns representantes de instituições públicas do Distrito Federal e da sociedade civil, decidiu realizar a campanha com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre o tema, para que o manejo populacional de animais domésticos no Distrito Federal seja ético e que cada órgão possa desempenhar melhor o seu papel institucional.

Cartilha e site

A cartilha “Adoção responsável de cães e gatos – cuidados e informações” foi reeditada para a campanha. O material foi cedido ao MPDFT pelo projeto Adoção São Francisco. A publicação traz informações básicas para quem está pensando em adotar um animal. Confira aqui a cartilha. Um site com informações sobre adoção também está disponível para

Fonte: MPDFT

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.