A Índia será reverenciada no primeiro concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro de 2018. Na terça-feira (6), o grupo abre a temporada no Cine Brasília (106/107 Sul), às 20 horas, e recebe como convidado o violinista e compositor Dr. Lakshminarayana Subramaniam.
Conduzido pelo maestro Cláudio Cohen, o músico participa do programa dedicado a composições de sua autoria. Ele estará acompanhado pela cantora Kavita Subramaniam e pelo coro brasiliense Ad Infinitum, dirigido pelo regente Eldom Soares.
Eles executam as obras Shanti Priya, Eri me To, Bharath Symphony e o Hino da Terra — letra do poeta indiano Abhay Kumar que já foi traduzida para mais de 30 idiomas.
Nos moldes em que a orquestra homenageou Beethoven ao longo de 2017, os músicos vão celebrar os 125 anos da morte de Piotr Ilitch Tchaikovsky (7 de maio de 1840 — 6 de novembro de 1983).
A exibição de abertura da série em referência ao compositor russo será em 20 de fevereiro, novamente no Cine Brasília. Sob a regência de Cohen, a sinfônica executa Serenata para Cordas, a abertura-fantasia de Romeu e Julieta, e a Sinfonia nº 1.
Na mesma semana, em 22 de fevereiro, uma apresentação extraordinária contará com a participação especial do maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins.
Ele dividirá com o maestro titular a condução do programa de clássicos universais. Entre os compositores escolhidos estarão Beethoven, Elgar, Ennio Morricone, Mozart, Ravel e Shostakovic.
O concerto sinfônico ocorrerá no plenário do Tribunal Superior do Trabalho, às 18 horas, com acesso livre.
Para a última terça-feira do mês (27), a orquestra articula o Merengue Sinfônico, em homenagem ao ritmo da República Dominicana. O local ainda não foi definido.
Agência Brasília