Moradores são treinados para deixar áreas próximas a reservatórios em caso de perigo

Moradores ribeirinhos do Distrito Federal estão sendo treinados para deixar suas casas em segurança caso tenham que enfrentar situações de catástrofe, como transbordamento de rios e barragens. Mais um treinamento foi realizado na manhã deste domingo (22), envolvendo produtores rurais que vivem próximos à Barragem do Rio Descoberto, principal fonte de abastecimento de água do DF. Após quase duas horas de treinamento, o exercício simulado foi considerado bem-sucedido pelos organizadores da operação: a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

A direção da Caesb explicou que a Barragem do Descoberto não corre risco de rompimento ou vazamento, especialmente porque, nesta época, o nível do reservatório está mais baixo. Ainda assim, é preciso que os moradores sejam treinados e preparados para enfrentar situações reais de perigo e, assim, salvar suas próprias vidas. Os chamados exercícios simulados de evacuação em Zona de Autossalvamento (ZAS) também estão programados para ocorrer em outras áreas, como a região das Barragens de Santa Maria e do Paranoá.

Evacuação

A primeira etapa do exercício simulado consiste em convidar os moradores a participar do treinamento, o que é feito com bastante antecedência pela Caesb e pela Defesa Civil. O convite é feito por meio de carro de som e em visitas de casa em casa. O morador que aceita participar é cadastrado e recebe uma cartilha contendo orientações sobre como deixar a área em caso de evacuação emergencial.

“O simulado atendeu às expectativas. Permitiu verificar se a sirene é audível para todos e especificar qual é o tempo de resposta do socorro dos bombeiros até o local de atendimento à população”

Major Orlando Desidério, comandante da operação

No dia programado, o exercício começa com o disparo de uma sirene, dando o aviso de alerta para a evacuação dos moradores. No simulado deste domingo, a sirene foi acionada às 9h. Ao ouvir o aviso, os moradores começaram a sair de suas casas, seguiram as placas indicativas das rotas de fuga e chegaram aos pontos de resgate, onde as equipes da Defesa Civil, munidas de equipamentos para socorro emergencial, os aguardavam.

Iniciativa aprovada

Durante o treinamento, verifica-se se o alarme é ouvido por todos os moradores da área da operação; confere-se o tempo gasto no deslocamento dos moradores até os pontos de resgate; e avaliam-se eventuais problemas que possam prejudicar a evacuação segura. Tudo ocorreu conforme o planejado, segundo o major Orlando Desidério, gerente de proteção comunitária da área oeste da Defesa Civil e comandante da operação.

“O simulado atendeu às expectativas. Permitiu verificar se a sirene é audível para todos e especificar qual é o tempo de resposta do socorro dos bombeiros até o local de atendimento à população. A comunidade está ciente dos conceitos”, relatou o major Desidério. O treinamento foi concluído às 10h30.

Esse tipo de treinamento está previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto, que objetiva possibilitar a evacuação segura da população potencialmente afetada em caso de emergência

Os moradores aprovaram a experiência. “Hoje entendemos na prática como devemos agir em caso de emergência. Os técnicos da Caesb e da Defesa Civil nos orientaram sobre como devemos proceder”, declarou o agricultor Paulo Rosa, 51 anos, dos quais 46 foram vividos nas proximidades da Barragem do Descoberto, onde cria gado e cultiva milho e quiabo.

Agora, já sabendo como agir em situações emergenciais, Paulo diz que será um multiplicador dos conhecimentos que adquiriu no treinamento, repassando o que aprendeu a outros moradores que não puderam participar do simulado.

O presidente da Caesb também gostou do resultado. “O mais importante é preservar, proteger e salvar vidas”, afirmou Luís Antônio Reis. “Com esses treinamentos, a Caesb reafirma o compromisso de garantir a segurança de todos os moradores que vivem próximos aos nossos reservatórios. Estamos priorizando as pessoas, sem deixar de verificar, constantemente, a estrutura física dos reservatórios para não sermos surpreendidos por algum incidente”.

Esse tipo de treinamento está previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto, que objetiva possibilitar a evacuação segura da população potencialmente afetada em caso de emergência. O PAE faz parte da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A importância do Descoberto

A Barragem do Rio Descoberto é responsável pelo abastecimento de 60% da população do Distrito Federal. O reservatório fica às margens da BR-070. Foi inaugurado em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água, com capacidade para armazenar um volume de 86 milhões m³.

O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento de água da Caesb, atendendo 14 cidades: Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, Sol Nascente-Pôr do Sol, Taguatinga e Vicente Pires.

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias