Mais de 4 mil acolhidos: GDF intensifica ações contra o frio

Desde maio, o abrigo emergencial criado pelo Governo do Distrito Federal para atender pessoas em situação de rua durante o período de frio já realizou mais de 4,6 mil atendimentos. Além disso, 176 animais de estimação também foram acolhidos. Instalado no ginásio do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, o espaço funciona diariamente, das 19h30 às 6h, com capacidade para até 110 pessoas.

No local, são oferecidos jantar, café da manhã, colchões, cobertores limpos, banho quente, kits de higiene e agasalhos arrecadados pela Campanha do Agasalho Solidário – organizada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais e idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. Também são prestados atendimentos socioassistenciais, e duas tendas da Defesa Civil garantem acolhimento exclusivo para mulheres e crianças. Os portões se fecham às 22h ou antes, em caso de lotação.

A Casa Civil tem atuado em diferentes frentes, articulada com diversos órgãos do GDF, para garantir a efetividade do acolhimento. “Atuamos para garantir que as ações sejam coordenadas, efetivas e respeitosas, oferecendo alternativas de acolhimento e proteção social”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Ele destaca que Ceilândia, uma das regiões mais populosas do DF, já está sendo contemplada com o projeto. “Estamos levando uma resposta concreta a uma realidade complexa, com foco na dignidade das pessoas e na efetivação de políticas públicas que vão além da emergência – mirando reinserção, cuidado e cidadania”, acrescenta.

Como parte das ações, o GDF se prepara para inaugurar, em breve, o primeiro hotel social permanente do DF. Localizado na área central de Brasília, o espaço contará com 200 vagas para pernoite e será o único no país a aceitar também animais de estimação.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias