Quando Jhalisson Bruno foi contratado pela empresa Ferragens Pinheiro – estabelecimento do segmento de fornecimento de produtos em aço para construção civil no DF -, aos 15 anos, como menor aprendiz, não fazia ideia do futuro profissional que lhe aguardava. Passados 13 anos desde a sua entrada, Bruno, agora um adulto de 28 anos de idade, usufrui das experiências adquiridas pela primeira oportunidade profissional que recebeu.
“Sabemos que, para quem é jovem, as oportunidades podem ser mais difíceis de serem conquistadas. Por isso, lançamos essa iniciativa para não somente reconhecer o trabalho fantástico dessas empresas, mas também incentivar a outras a fazerem o mesmo e investir no talento dos jovens. O governo Ibaneis está com os olhos voltados para a população jovem e para as famílias do DF”
Rodrigo Delmasso, secretário da Família e Juventude
“Comecei como auxiliar administrativo e fui crescendo na empresa, passei pelo almoxarifado, e agora estou no departamento de vendas. Passar por esses setores me permitiu conhecer todo o processo operacional”, afirmou.
Assim como ele iniciou sua carreira, centenas de jovens estão nesse momento dando os primeiros passos na vida profissional em empresas que investem na mão de obra inexperiente e na preparação adequada do jovem. Por isso, a Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF) entregou, no mês de agosto, à empresa Ferragens Pinheiro, o selo Parceira da Juventude, que reconhece o compromisso de promover iniciativas ou contratações efetivas de jovens de 15 a 29 anos no DF.
“É importante que o jovem inicie cedo no mercado de trabalho pois, desta forma, quando chegar na maturidade, ele estará mais preparado para ingressar em outras empresas”, destaca o gerente comercial da empresa, Rayffer Roberto Brito.
Iniciar a vida profissional mais jovem proporcionou ao Jhalisson Bruno, condições de estabelecer a sua vida em muitos sentidos. “Construí minha vida e a minha família nesses anos que estou aqui. Trabalhar em uma empresa que te dá todo o suporte desde o início foi fundamental”, avalia, enquanto recorda o valor do primeiro salário que ajudou a amenizar as contas em casa. “Pagava tudo para mim, desde cursos à roupa”, lembra.
São histórias de superação como essa que a SEFJ-DF iniciou uma jornada de reconhecimento às empresas que dão oportunidades aos jovens.
Já são 156 selos entregues pela pasta desde o ano passado. “Sabemos que, para quem é jovem, as oportunidades podem ser mais difíceis de serem conquistadas. Por isso, lançamos essa iniciativa para não somente reconhecer o trabalho fantástico dessas empresas, mas também incentivar a outras a fazerem o mesmo e investir no talento dos jovens. O governo Ibaneis está com os olhos voltados para a população jovem e para as famílias do DF”, declara Rodrigo Delmasso, secretário da SEFJ-DF.
As empresas reconhecidas poderão utilizar o Selo em seus materiais de publicidade e também anexá-lo nas dependências do estabelecimento.
Para solicitar o selo, basta enviar um e-mail para gab.sefj@buriti.df.gov.br com a seguinte documentação anexa:
Formulário de solicitação disponível no site acesse.one/Ew3gc
Cartão CNPJ
CPF do responsável legal pela empresa
Resumo das ações empreendidas pela empresa que favoreçam jovens entre 15 e 29 anos no DF, de acordo com as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas
*Com informações da SEFJ-DF
Fonte: Agência Brasília