A Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA), promoveu nesta quinta-feira, 17/11, a primeira oficina internacional de percussão senegalesa em Brasília. Moustapha Diene, natural de Dacar, capital do Senegal, ministrou oficina teórica e prática durante o evento, que acontece até amanhã, no Instituto Federal de Brasília.
Após a oficina de percussão “Sabar – Cultura e Ancestralidade”, o percussionista fez a abertura do da Mesa Redonda: Territórios do saber: raça, etnia, gênero e currículo no auditório do IFB.
SOBRE O SER NEGRA
A Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) chega a sua décima primeira edição em 2022. O evento ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022 no IFB Campus Brasília, no formato presencial.
O temário de 2022 “Negritude: olhares, vozes e territorialidade” desperta a necessidade de buscar as reflexões de dentro para fora, numa perspectiva dialógica inclusiva que rompe as fronteiras do preconceito, da academia e dos espaços geográficos. Nesse sentido, o evento está direcionado aos diversos lugares nos quais são constituídas estratégias de enfrentamento às opressões raciais, de gênero e classe.
MOUSTAPHA DIENE
Músico profissional no instrumento Sabar, tradicional do Senegal. Toca sabar desde os oito anos de idade por influência do pai, também músico e griô. Em Dacar, capital do Senegal, foi mentor de crianças e jovens que hoje também são profissionais no instrumento. Também deu aulas de Sabar em escolas da capital e no interior do país africano.
Após shows na Espanha, Portugal, Holanda, Bélgica, Noruega, Suécia, Mali, Gana, Nigéria e Gâmbia veio para o Brasil, em 2014, participar de um festival de música no estado de Goiás. Apaixonado pela cultura musical brasileira e instigado a promover a mistura com a cultura africana, permaneceu no país e teve a oportunidade de dar aulas em espaços e congressos de música e dança africana e afro-brasileira em vários estados. Atualmente reside em Brasília-DF. Iniciou em 2020 este canal com objetivo de divulgar seu trabalho artístico e difundir a cultura senegalesa e africana no Brasil.