Iniciativa capacita estudantes da rede pública em computação

O Distrito Federal enfrenta uma escassez crítica de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI). Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), até 2025, serão necessários 20.844 profissionais de TI no DF para dar conta da demanda, além de 100.922 trabalhadores qualificados em diversas áreas até o próximo ano.

Para enfrentar esse desafio e fomentar a formação tecnológica, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e em parceria com o Instituto Formando Campeões para a Vida, lançou o projeto Programadores de Futuro. A iniciativa oferece cursos presenciais de computação para estudantes do ensino médio de escolas públicas, visando preparar jovens para o mercado de trabalho e reduzir desigualdades sociais.

Com carga horária de 160 horas, o programa ensina os alunos a programar, desenvolver sites e sistemas web, conectando-os a empresas de tecnologia em busca do primeiro emprego. As aulas, iniciadas em agosto e previstas para terminar em dezembro, já contam com 400 estudantes inscritos, de 13 escolas públicas do DF.

O projeto Programadores de Futuro convida empresas de tecnologia a se unirem à iniciativa, oferecendo estágios e oportunidades de trabalho para os alunos formados

As instituições participantes são: Centro Educacional (CED) 01 da Estrutural; CED 01 do Itapoã; CEDs 04, 06 e 07 de Taguatinga; CEDs 07, 09 e 16 de Ceilândia; CED 416 de Santa Maria, CED 308 do Recanto das Emas, CEDs 619 e 414 de Samambaia; e CEM 01 do Paranoá. As inscrições são exclusivas para alunos dessas escolas.

Utilizando uma abordagem prática e baseada em projetos, o Programadores de Futuro visa desenvolver habilidades fundamentais em programação, banco de dados e ética profissional. Ao final do curso, os alunos estarão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, os estudantes que se destacarem terão a oportunidade de receber uma bolsa de estudos no curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília, acompanhada de um estágio remunerado. A iniciativa busca não apenas financiar os estudos dos jovens, mas também oferecer uma renda extra, promovendo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O projeto Programadores de Futuro convida empresas de tecnologia a se unirem à iniciativa, oferecendo estágios e oportunidades de trabalho para os alunos formados. A parceria com o setor privado é essencial para integrar esses novos talentos ao mercado e impulsionar o desenvolvimento tecnológico da região.

Já em preparação para sua segunda edição, no próximo ano, o Programadores de Futuro convida outras escolas interessadas a se inscreverem através do site oficial da iniciativa. A equipe do projeto visitará as instituições para avaliar a viabilidade de implementação, ampliando seu alcance e impacto social.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias