Ibaneis bate o martelo: saúde, infraestrutura e turismo estão entre as prioridades do GDF no segundo semestre

O governador Ibaneis Rocha reuniu na manhã desta segunda-feira (21), na Residência Oficial de Águas Claras, os secretários de Estado e presidentes de empresas públicas do Distrito Federal para traçar as prioridades do GDF para o segundo semestre. No encontro, o chefe do Executivo definiu as áreas que receberão atenção redobrada nos próximos meses: infraestrutura, saúde, assistência social, segurança e turismo.

“O trabalho que estamos desenvolvendo no DF tem trazido resultados importantes para a população, mas precisamos manter o ritmo até o fim do ano”, afirmou Ibaneis. “Vamos continuar investindo em obras, revitalização urbana, programas sociais e também no turismo, que cresceu muito. Estamos avançando na saúde e temos metas ousadas para os próximos meses.”

Obras, segurança e melhorias nas cidades

Entre os projetos destacados está a conclusão das reformas nas quadras 1 e 6 do Setor Comercial Sul e a urbanização completa do Sol Nascente. A região também deve ganhar uma nova delegacia de polícia e um batalhão da PM para reforçar a segurança.

Outras obras anunciadas incluem o recapeamento de vias na Asa Norte e áreas rurais como as DF-270 e DF-100, além da construção do novo 6º Batalhão da PM no Plano Piloto e da urbanização dos bairros Pôr do Sol e Santa Luzia. Nesta última, o governo dará início ao cadastramento de famílias para o programa Cartão Material de Construção, que oferece auxílio financeiro para melhorias nas moradias.

Ibaneis também reforçou o compromisso com a melhoria da iluminação pública. Mais de 100 mil luminárias de LED já foram instaladas pela CEB Iluminação Pública e Serviços (Ipes), dentro do programa DF 100% LED, que pretende alcançar 173 mil pontos em todo o território com investimento superior a R$ 200 milhões.

Novos projetos e obras aguardadas

O GDF também vai lançar o novo bairro do Jóquei Clube, dar continuidade à reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro e reabrir o Autódromo de Brasília, que receberá uma etapa oficial da Stock Car em novembro.

Além disso, duas novas pontes devem ser construídas no Lago Sul, e a rede de restaurantes comunitários será expandida, com novas unidades previstas para Arapoanga, Água Quente e Ceilândia.

Na educação, estão previstas reformas em 50 escolas da rede pública, ampliação das unidades com gestão compartilhada entre Educação e Segurança, além da reativação de centros da juventude e a criação de novos espaços de convivência para idosos.

Saúde e turismo como pilares estratégicos

No campo da saúde, Ibaneis comemorou os avanços em programas da Secretaria de Saúde, como a ampliação dos atendimentos oncológicos e das cirurgias eletivas. A meta é realizar 16 mil cirurgias até o início de 2026. “Essas ações vão ajudar a reduzir significativamente as filas e desafogar nossos hospitais”, ressaltou.

Já no turismo e na cultura, o governador celebrou o sucesso de ações como o programa Vai de Graça, que oferece transporte gratuito para atrações culturais e eventos. Ele citou ainda o impacto positivo do calendário de grandes eventos, como o Capital Moto Week, que começa em 24 de julho, a Expoabra, em setembro, e o 2º Encontro Cultural das Capitais Ibero-americanas, previsto para 2026.

“O movimento nos shoppings e no comércio aumentou. As pessoas estão saindo mais de casa, consumindo, frequentando igrejas, visitando parentes e movimentando a economia local”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias