A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) manteve a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2015 em 2020. Obtido após auditoria realizada entre os dias 5 e 7 deste mês, este selo contempla todos os setores envolvidos com as áreas do ciclo do sangue e dos laboratórios de atendimento a pacientes, além da Gerência de Ambulatórios, da Ouvidoria e de algumas áreas de suporte.
O resultado traduz o sucesso de um trabalho de toda a equipe, avalia a presidente da FHB, Bárbara Simões. “Buscamos sempre e de forma contínua a melhoria dos serviços prestados à população do Distrito Federal”, destaca.
A certificação evidencia que o sistema de qualidade de uma determinada empresa ou órgão está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.
Ano após ano
O Hemocentro deu início ao processo de certificação em 2007 e, em 2012, recebeu a primeira titulação ISO 9001, conforme a versão anterior da norma (ISO 9001:2008), que contemplou o ciclo do sangue.
Em 2017, houve ampliação desse propósito, que passou a abranger os laboratórios de hemostasia e imuno-hematologia, bem como o Laboratório de Imunologia do Transplante (LIT), o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Processamento Celular (Bscup/CPC) e o Banco de Células de Medula Óssea. Já em 2018, foi a vez da Gerência de Ambulatórios e da Ouvidoria.
Gestão da qualidade
Além da manutenção da certificação ISO 9001:2015, o Hemocentro tem promovido, ao longo deste ano, parcerias e inovações com o objetivo de aprimorar o atendimento. Desde setembro, a FHB atua com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde (SES) para aperfeiçoar o mapeamento de processos e da gestão de documentos.
Desde 2019, segue um acordo de cooperação técnica firmado com o Hospital da Criança de Brasília (HCB) para a troca de conhecimento nas áreas de experiência do usuário, ensino e pesquisa e gestão de pessoas.
Atualmente, está em fase de implantação um software da qualidade 8Quali, que permitirá a informatização dos processos relacionados ao sistema de gestão da qualidade do Hemocentro. O programa dará ainda mais agilidade a projetos, avaliações e gestões de riscos internos.
* Com informações da FHB
Fonte: Agência Brasília