Os moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Vicente Pires, tiveram acesso a diversos serviços gratuitos na 35ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão. O programa do Governo do Distrito Federal (GDF) envolve uma série de secretarias de Estado, em parceria com o Poder Judiciário e outras iniciativas locais, oferecendo atendimentos sociais, psicossociais, jurídicos e de saúde, além de ações de lazer para a população. O evento começou na sexta-feira (23) e seguiu neste sábado (24), em uma estrutura montada às margens da DF-001.
Esta é a segunda passagem do programa pela região – a primeira ocorreu em setembro de 2023. Em visita à ação, a vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância de reunir diversos atendimentos em um único lugar. “Sabemos que muitas pessoas não têm condição de ir às nossas secretarias, mas sabem que nós iremos até elas. É uma felicidade estar aqui, é um dia em que recebemos toda a família, com espaço para as crianças e para os pets”, observou.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou a missão do programa desenhado pelo Executivo: “Às vezes, o cidadão se desloca para endereços distintos para resolver alguma coisa e aqui ele pode ter acesso a todos os serviços de uma vez só. Queremos que a população se sinta vista, abraçada, e que os serviços estejam mais perto deles, na porta de suas casas”.
Passamani revelou ainda que a próxima edição será realizada junto ao Saúde Mais Perto do Cidadão, lançado no início deste mês pela Secretaria de Saúde (SES-DF). “Cada vez que passa a gente se estrutura mais, traz mais serviços e, a partir da próxima edição, em Samambaia, estaremos junto com o Saúde Mais Perto Cidadão, de 15 em 15 dias atendendo a população. Hoje, estamos na marca de 250 mil atendimentos e esperamos dobrar esse número, chegando a meio milhão no final do ano”, salientou.
Assim como em outras edições, a SES-DF esteve na Colônia Agrícola 26 de Setembro com testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientações sobre saúde bucal e atualização de cartão de vacina. Os atendimentos do Na Hora, da Sejus-DF e de demais órgãos públicos também compuseram a programação, além de atividades para as crianças e corte de cabelo gratuito.
Assistência
A dona de casa Delma da Silva, 58 anos, esteve nas duas edições do evento realizadas na comunidade. “No ano passado, fiz a carteira de identidade, dei entrada no DF Social, aproveitei para passear e ainda ganhei uma plantinha. Hoje, vim para vacinar a cachorra e trazer a neta para brincar”, contou ela, que mora na 26 de Setembro há dez anos. “É um programa muito produtivo para a cidade. Toda vez que tiver estarei presente”.
O professor Thiago Oliveira, 39, curtiu a programação e aproveitou para vacinar as cachorrinhas de estimação, Laika e Kelly, com a antirrábica. Os filhos também foram junto e se deliciaram com algodão doce, pipoca e dindin, oferecidos gratuitamente à população. “Fomos bem atendidos. É muito bom ter esses serviços perto de casa”, disse.
Instituído em 2023 por meio do Decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e cidadania, Saúde, Cultura e educação, e Esporte e lazer. Desde o início de 2023, o programa percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.
Fonte: Agência Brasília