GDF bate na porta: carteirinhas para pessoas com deficiência agora chegam em casa

O Governo do Distrito Federal (GDF) está levando as políticas públicas literalmente até a porta dos cidadãos com deficiência. Mais de 600 carteirinhas já foram entregues diretamente nas residências de beneficiários que, por diferentes motivos, não conseguiram retirar o documento durante a passagem da Carreta da Inclusão. A iniciativa reforça o compromisso de aproximação do Estado com as famílias, ampliando o acesso aos benefícios e orientações.

As entregas domiciliares estão acontecendo nas cidades que já receberam a Carreta da Inclusão no segundo semestre de 2024: Guará, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Gama e Planaltina. Durante a passagem da carreta, foram entregues: 532 carteiras em Samambaia, 503 no Gama, 500 no Guará, 470 em Planaltina, 432 em Santa Maria e 365 no Recanto das Emas. A expectativa é que, ao final da ação, mais de 4.200 documentos físicos sejam entregues em todo o DF.

Realizada mediante agendamento prévio, a entrega em domicílio não se limita à simples entrega do documento. As equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD) aproveitam a visita para esclarecer direitos, checar se o beneficiário já tem acesso a programas como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), Passe Livre Interestadual, Passe Livre Especial do DF, além de programas habitacionais e de inclusão profissional.

“A ideia não é só entregar a carteirinha, mas mostrar que a política pública funciona. Levamos a Secretaria até essas famílias, ouvimos suas demandas e orientamos sobre os direitos garantidos”, explica o secretário Willian da Cunha.

Paralelamente às visitas domiciliares, a Carreta da Inclusão segue em operação, com previsão de atender nas próximas etapas as cidades de Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia e Ceilândia. O atendimento é feito mediante cadastro prévio no site da SEPD-DF, tanto presencialmente quanto online.

De acordo com Lucas de Souza, diretor de Cadastros e Registros Inclusivos da SEPD, a modalidade domiciliar facilita o atendimento: “Se a pessoa está em casa, fazemos o atendimento no ato. Caso contrário, reagendamos a visita. Durante a conversa, explicamos com paciência todo o funcionamento da política, já que muitos ainda desconhecem os seus direitos”.

Com a iniciativa, o GDF busca não apenas entregar documentos, mas garantir cidadania, inclusão e dignidade para pessoas com deficiência em todo o Distrito Federal.

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