Garis participam de Gincana do Lacre e ajudam organização beneficente

Poucos imaginam que lacres de latinhas podem se transformar em bolsas, roupas e até tapetes decorativos. Mas é exatamente isso que faz a Cia do Lacre, uma organização social que ensina mulheres em situação de vulnerabilidade a produzir artesanato sustentável, promovendo geração de renda e autonomia. Para apoiar essa causa, a Sustentare Saneamento lançou a “Gincana do Lacre”, incentivando seus varredores e coletores a arrecadar o material em troca de prêmios. A divulgação dos vencedores acontece nesta sexta-feira (18), às 14h30, no Distrito de Limpeza de Taguatinga. Na ocasião, garis vão desfilar com roupas confeccionadas com lacres.

“Quando conhecemos o belíssimo trabalho da Cia do Lacre, decidimos apoiar a causa e surgiu a ideia de criarmos a gincana. Nossos colaboradores trabalham com recolhimento de resíduos, incluindo a coleta seletiva, o que facilita o acesso aos lacres. O primeiro lugar levará uma TV de 50 polegadas, o segundo um smartphone Xiaomi, e o terceiro uma bicicleta”, explica Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare, que atende as regiões de Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol, Taguatinga, Samambaia e Brazlândia.

A gincana foi lançada em julho do ano passado. Desde então, os garis têm levado os lacres para a sede da empresa, onde o material é pesado e armazenado em urnas gigantes no formato de lacres.

A varredora Vanessa Lopes, 52 anos, está confiante de que será campeã. ” Mobilizei toda minha família e amigos. Minha mãe, filhos, netos, tias, primos, colegas de trabalho… todos contribuem. Espero entregar cerca de 29 quilos até o prazo final, na quarta-feira”, conta.

Ela revela que sua maior motivação é o prêmio. “Não tenho TV em casa e sonho em ter uma. O resultado sai sexta e meu aniversário é no sábado. Quero que essa TV seja meu presente”.

O varredor Francisco Lino, 59 anos, é um forte concorrente. Também sem TV em casa, ele montou uma verdadeira rede de apoio. “Pedi ajuda ao pessoal das distribuidoras de bebidas. Muita gente está colaborando. Acho que vou alcançar uns 28 quilos”.

Para Chica Rosa, presidente da Cia do Lacre, a parceria veio em ótima hora. “Foi uma das melhores coisas que aconteceu. Vai garantir material para os cursos pelos próximos seis meses. O lacre é uma das matérias-primas mais difíceis de conseguir”, afirma Rosa.

Sobre a Cia do Lacre

Fundada em 1997, a Cia do Lacre é uma organização social que promove geração de renda por meio do artesanato sustentável para mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. Cerca de 150 alunas participam mensalmente de oficinas gratuitas nas regiões da Candangolândia, Ceilândia e Recanto das Emas. Os cursos incluem crochê no lacre, bordado, corte e costura, fuxico, costura criativa e produção de sabonetes artesanais.

Após concluírem as oficinas, as participantes passam por um curso de educação financeira com foco em empreendedorismo. A organização já lançou três marcas desenvolvidas por ex-alunas. Mais informações: (61) 99817-5187 | Instagram @ciadolacre | www.ciadolacre.org.

SERVIÇO

O QUE: divulgação dos vencedores da Gincana do Lacre. Na ocasião, garis vão desfilar com roupas confeccionadas com lacres.

QUANDO: sexta-feira (18), às 14h30

ONDE: Distrito de Limpeza de Taguatinga – QNG 47, área especial 9

PORQUE: iniciativa da Sustentare Saneamento estimula arrecadação de materiais recicláveis em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pela organização beneficente Cia do Lacre.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias