8º Fórum Mundial da Água deve reunir 45 mil pessoas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha de 18 a 23 de março deste ano. Dois espaços serão gratuitos e abertos ao público: a feira e a Vila Cidadã. Para ter acesso a eles, é preciso se credenciar previamente no site do evento.

Vila Cidadã terá atividades interativas, exposições, palestras, filmes e apresentações artísticas. O objetivo é ampliar a participação social para assuntos relacionados à água. A vila ocupará 10 mil metros quadrados e funcionará do dia 17, um dia antes da abertura oficial, a 22 de março, sempre das 9 às 22 horas.

Na Feira do 8º Fórum Mundial da Água, as instituições apresentarão o que pensam e fazem em prol da água. É uma vitrine para produtos, serviços e soluções de empresas públicas e privadas, consumidores e organizações não governamentais, entre outros setores da sociedade.

O credenciamento gratuito para visitantes estará disponível também durante o fórum, mas a inscrição prévia permite o acesso às atividades da Vila Cidadã e da feira de maneira mais rápida, evitando filas.

Atrações da Vila Cidadã

  • Avenida Olhos D’Água: porta de entrada para a Vila Cidadã. Ao longo do trajeto, fotografias de grandes rios do planeta conduzirão a uma imersão no tema da água.
  • Mercado de Soluções: apresentará 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.
  • Cinema da Vila Cidadã: exibirá longas e curtas-metragens de diferentes países com a temática da água. Haverá sessões especiais em quatro horários diários, de 18 e 22 de março. O Green Film Festival, organizado pelo Filmambiente Festival, premiará os melhores filmes apresentados, escolhidos por um júri internacional e também pelo público.
  • Arena: com capacidade para 300 pessoas, abrigará conferências, apresentações e talk shows com convidados nacionais e internacionais.
  • Green Nation: terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltados para visitantes de todas as idades.
  • Espaço Brasília: contará com ampla programação de atividades para apresentar a capital do País, cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional das Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).