Faleceu neste sábado (03) a ex-deputada federal e distrital, ex-secretária de Educação do Distrito Federal e professora Eurides Brito, aos 87 anos. A educadora completaria 88 anos em 28 de fevereiro.
Trajetória na educação e política
Nascida em Capanema, no Pará, Eurides Brito dedicou sua vida à educação, tornando-a sua principal bandeira política. Sua carreira parlamentar começou em 1990, quando foi eleita deputada federal, cargo que exerceu entre 1991 e 1993. Posteriormente, foi eleita deputada distrital, mandato que ocupou de 1999 a 2009.
Além da política, Eurides acumulou um sólido currículo acadêmico. Era pós-doutora em administração da educação pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, título obtido em 1976. Graduada em pedagogia, história e geografia pela Universidade Federal do Pará, a educadora também foi autora de diversos livros na área da pedagogia e educação.
Atuação no Distrito Federal
Eurides Brito teve papel importante na administração pública do Distrito Federal, especialmente no setor educacional. Em 1980, foi nomeada secretária de Educação e Cultura do DF pelo então governador Aimé Lamaison (1979-1983). Em sua gestão, exigiu autonomia para formar sua equipe e implementar suas políticas. Entre suas decisões, convidou o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Mathias Fernando de Souza, para atuar na direção da Fundação Cultural.
A trajetória de Eurides Brito deixa um legado importante na educação e política do Distrito Federal. Sua atuação foi marcada por esforços na valorização do ensino e na gestão pública, sendo lembrada por sua dedicação à educação e ao serviço público.