Escola em Santa Maria se destaca no combate à dengue com repelente natural

Uma iniciativa inovadora do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Sargento Lima vem desempenhando papel fundamental na conscientização e prevenção contra a dengue. Com o objetivo de combater a proliferação do Aedes aegypti e proteger a comunidade escolar, a instituição adotou uma abordagem prática e educativa, organizando oficinas de preparo de repelente natural à base de citronela. A ideia tem sido uma estratégia eficaz para engajar os alunos e capacitá-los a se protegerem contra picadas do mosquito.

O repelente natural, feito com ingredientes simples como álcool, cravo-da-índia e folhas frescas de citronela, tem se mostrado uma alternativa acessível e segura para a proteção contra a dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, difusores e aromatizadores de ar à base do capim citronela atuam como repelentes naturais do mosquito Aedes aegypti.

“A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da comunidade escolar para proteger não apenas os estudantes, mas também suas famílias e a vizinhança”

Jerbal José de Araújo, professor de biologia

O estudante Nycolas Chagas Mendes, 13 anos, compartilha sua experiência. “É muito legal esse projeto e isso vai poder ajudar muitas pessoas, inclusive meus amigos. O repelente que estou fazendo, vou dar de presente para um amigo da igreja que está com dengue. Espero que ele fique bem logo”, conta o aluno.

O professor de biologia da escola Jerbal José de Araújo lembra a importância do projeto e ressalta que a escola segue as normas e padrões de segurança recomendados pelas autoridades de saúde, além de promover ações de conscientização e limpeza para combater a dengue.

“Começamos o projeto de citronela há aproximadamente três anos, e agora, nesse período de aumento dos casos de dengue, essa iniciativa se tornou ainda mais relevante. Ao longo deste ano, a escola realizou oficinas com cerca de cem alunos, servidores e professores, totalizando quatro turmas”, explica Jerbal. “A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da comunidade escolar para proteger não apenas os estudantes, mas também suas famílias e a vizinhança.”

A escola do campo CEF Sargento Lima se destaca como um exemplo de engajamento na luta contra a dengue, demonstrando que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas na prevenção de doenças.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias