A capital brasileira se prepara para receber mais uma edição do Síncope – Simpósio de Bateristas e Percussionistas da Região Centro-Oeste. Em sua terceira edição, o evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2024, na Escola de Música de Brasília (CEP/EMB, 602 Sul), que celebra 60 anos de existência. As inscrições estão abertas e são gratuitas, com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla – Síncope Sincope2024, e as confirmações serão enviadas por e-mail na semana do evento.
Durante os três dias de evento, os participantes terão uma imersão musical com 15 workshops, 2 masterclasses, uma mesa-redonda e 6 apresentações musicais. Além disso, haverá exposição de livros e stands de equipamentos e instrumentos musicais.
O evento contará com a presença de renomados professores e profissionais da área, incluindo Prof. Francisco Domene (SP), Prof. Cuca Teixeira (SP), Prof. Fred Magalhães (DF), Profa. Nathalia Marques (DF), Profa. Vera Figueiredo (SP), Prof. Wellington Vidal (DF), Prof. Alfredo Maranha (MA/GO), Prof. Ricardinho Art (DF), Prof. Ton Mallets (PB), Prof. Me. Ticho Lavenère (DF), Profa. Lirys Catharina (DF), Prof. Dr. Augusto Moralez (DF/AL), Prof. Augusto Silva (PE), Prof. Me. Gabriel Carneiro (DF), e Prof. Dr. Eduardo Tullio (MG).
As apresentações musicais serão um destaque, com performances de Marcão Britto e MC Jazz (DF), Bloco do Patubatê (DF), Abreu, Caires e Vidal Trio, Duo Dessoles Moralez, Drumline Master, e Pedro Henrique Borges (DF).
O público-alvo do Síncope 2024 inclui bateristas, percussionistas eruditos e populares, profissionais e amadores, professores de bateria e de percussão, estudantes de todos os níveis, outros instrumentistas, profissionais ligados à cadeia produtiva da música e da cultura, bem como demais interessados. Todos os participantes que atenderem aos três dias do evento, com um mínimo de 75% de presença, receberão certificados.
A classificação etária é livre para todas as idades, embora menores de 16 anos devam estar acompanhados de seus responsáveis. O Síncope 2024 é uma realização do Coletivo Contratempo, composto por Marcão Britto, Ticho Lavenère, Daniel Oliveira e Sill Letícia, com produção executiva de Sill Letícia e curadoria de Prof. Marcão Britto, Prof. Me. Ticho Lavenère, Prof. Me. Francisco Abreu, Prof. Daniel Oliveira e Prof. Edinho Silva.
Desde sua primeira edição, o Síncope tem sido um espaço de encontro para músicos e musicistas, promovendo debates e trocas de ideias, experiências, práticas, conhecimentos e tecnologias relacionadas ao universo da bateria e da percussão. Em 2022, o evento contou com 170 inscrições, 32 horas de atividades, 11 palestrantes, 16 professores, 2 mesas-redondas, 18 workshops, 7 lançamentos de livros de bateria, 1 lançamento de disco e 9 apresentações musicais. Em 2023, o simpósio teve um crescimento significativo, com 830 inscrições, 30 horas de atividades, 15 professores, 13 workshops, 2 masterclasses, uma mesa-redonda e 6 apresentações musicais.
Saiba mais sobre os artistas
Marcos Britto é músico e baterista profissional desde 1987. Ex-professor de bateria da Escola de Música de Brasília, fundador da Drummer Academia de Bateria e autor do livro “Brazilian Drummer – Aprofundamento Técnico e Rítmico para Bateristas” (2021). Idealizador do Síncope – Simpósio de Bateristas e Percussionistas de Brasília e Região Centro-Oeste. Tocou com diversos artistas no Brasil e exterior, incluindo Cassia Eller e João Donato, e trabalhou em festivais de jazz na Europa. Fundador e diretor da Banda Satisfaction, atuante há mais de 23 anos em Brasília, e co-criador do projeto MC Jazz.
Ticho Lavenère começou a tocar bateria aos dez anos em 1978, com estudos aprofundados na Escola de Música de Brasília. Mestre e Licenciado em Música pela UnB, atuou com artistas como Zizi Possi e Guilherme Arantes, e com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Integrante fundador do quarteto Marakamundi, apresentou-se e fez workshops em vários países. Autor de um livro de bateria, é professor há mais de 30 anos e co-organizador do Síncope.
Daniel Oliveira tocou com artistas como Ivan Lins e Jorge Versilo, e estudou na Berklee College Of Music. Apresentou-se em universidades dos EUA e coordenou o programa de bateria no Instituto de Bateria Vera Figueiredo. Colunista da revista Batera e Percussão, autor de 7 livros de bateria, é professor e proprietário do Instituto Daniel Oliveira de Bateria, e co-organizador do Síncope.
Lirys Catharina é multi-artista, compositora, cantora, percussionista popular e produtora musical de Brasília. Regente de maracatu e puxadora de samba de coco, reflete as raízes culturais de Brasília e do Brasil em sua música. Tocou com nomes como Rapper Rapadura e gravou com artistas nacionais. Criadora do 1/4 estúdio, trabalha em projetos como o próximo CD de Martinha do Coco.
Gabriel Carneiro é músico, pesquisador e professor, especializado em pandeiro. Atuou com grupos como Choro pra Cinco e Tiago Tunes Quinteto. Licenciado e Mestre em Música e História pela UnB, é professor na Escola de Choro Raphael Rabello e na Secretaria de Educação do DF, ministrando cursos sobre História, Música e Sociedade do Brasil.
Nathália Marques é percussionista orquestral e popular, arranjadora e professora, formada pela Escola de Música de Brasília. Atua tanto na Orquestra Filarmônica de Brasília quanto com grupos populares como Samba da Malandra e Regional Segura Elas. Graduada em Música em 2021, participa de diversos projetos musicais na cidade.