‘Tecnologias digitais da informação e comunicação’ é o tema da 35ª edição
Jacqueline Pontevedra, Eape/SEEDF
O impacto da tecnologia no ambiente escolar e no mundo do trabalho é bastante significativo e traz benefícios e desafios para os diferentes atores da educação. Nesse contexto, a equipe da Revista Com Censo convida pesquisadores a submeterem trabalhos que abordem o tema Repensando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas práticas educacionais para integrar a 35ª edição da publicação. O periódico é vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal através da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
Os interessados em publicar no dossiê temático podem fazer a inscrição até 2 de agosto neste link. Podem participar docentes, pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com inovação, tecnologias e educação à distância. A revista está prevista para ser publicada no mês de novembro.
A chamada para submissões de trabalhos foi publicada no início deste mês. As diretrizes e as regras para submissão estão disponíveis neste link. Dúvidas e esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail rcc@se.df.gov.br.
“Os avanços tecnológicos interferem diretamente no cotidiano social, na forma de comunicação e na maneira como criamos comunidades no espaço virtual. Por tudo isso, a temática apresentada é relevante para a educação. Primeiro, porque ela está respaldada nos documentos oficiais; segundo, porque compreendemos, com a pandemia, a necessidade de termos letramento digital para docentes e discentes e também porque precisamos aprender mais sobre a utilização da tecnologia educacional no intuito de ressignificar o conceito de aprendizagem, pois a educação básica pode ser mais criativa e motivadora”, explicou a professora formadora da Eape e também uma das editoras convidadas para essa edição da Revista Com Censo, Débora Avelino Felipe.
Um documento orientador que fundamenta e justifica a chamada para a captação de submissões de trabalho sobre o tema é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que reforça, em sua competência geral 5, a importância de “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações.”
Os trabalhos a serem inscritos para a publicação devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa e poderão ser de três gêneros: artigo científico, relato de experiência ou resenha. De acordo com a editora convidada, a previsão é de que seja publicado um dossiê com 22 trabalhos sobre o tema Repensando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas Práticas Educacionais.
Os pesquisadores interessados podem produzir trabalhos a partir dos seguintes subtemas:
▸ Leitura nas TDICs;
▸ Literatura no mundo digital;
▸ O Novo Ensino Médio, os itinerários e as tecnologias;
▸ A formação inicial e a formação continuada dos profissionais da educação no pós 4ª Revolução;
▸ Sugestões para compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de educação;
▸ Experiências exitosas de itinerários formativos voltados ao mundo do trabalho;
▸ Cursos de formação continuada para profissionais da educação.
A 35ª edição da Revista Com Censo será realizada em parceria com a Gerência de Inovação, Tecnologia e Educação à Distância (GITEAD). “Os trabalhos a serem publicados vão permitir verificar como nossos cursos impactam a atuação do docente no chão da escola e quais as temáticas devemos tratar nos cursos de formação e, principalmente, bem como conhecer e dar visibilidade às experiências exitosas dos profissionais que participaram dos cursos realizadas pelos formadores da GITEAD”, destacou a editora Débora. A professora formadora Marina Nunes também vai participar como editora convidada.
A avaliação dos trabalhos propostos será realizada nos seguintes critérios: relevância do trabalho na área específica de conhecimento; argumentação consistente, estrutura lógica e foco do texto; qualidade na construção do texto e na abordagem do tema; apresentação de resumo e palavras-chave condizentes com o texto e utilização adequada e relevância das referências bibliográficas em relação ao tema proposto.
“As edições da Revista Com Censo têm um papel pedagógico bastante importante. Primeiro, elas dão visibilidade e divulgam trabalhos que são realizados pelos profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em segundo lugar, o material publicado serve de apoio pedagógico e didático para as formações que realizamos na Eape”, enfatizou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.
Possibilidades de artigos para publicar
Em 2022, a técnica em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília, Camila Oliveira Sobrinho da Silva, participou do curso Cidadania Digital, de 180 horas, da Eape, elaborado pela professora formadora, Cibele Amoroso, que atua na Gerência de Inovação, Tecnologia e Educação (GITEAD). Atualmente, Camila é aluna de mestrado do Departamento de Educação da Universidade de Brasília e uma das disciplinas que cursa chama-se Inovação e Formação Docente.
“Essas duas formações são voltadas para a inovação no ensino a partir das tecnologias digitais, com foco na formação docente e em como as tecnologias podem ajudar no processo de ensino e de aprendizagem. Minha intenção é produzir um artigo que faça um diálogo entre o curso Cidadania Digital (oferecido pela Eape) e a disciplina que realizo na UnB”, explicou Camila.
Ainda de acordo com a mestranda, o objetivo é evidenciar como os temas gamificação, cidadania digital, crimes cibernéticos, mídias sociais e outros assuntos podem ajudar a prática pedagógica dos professores para que as aulas sejam mais dinâmicas, atualizadas e conversem com o dia a dia do estudante. “Além disso, pretendo mostrar como é importante existir formação docente atualizada sobre tecnologias digitais, pois a formação ofertada é dinâmica, consistente e o material teórico indicado é de altíssima qualidade”, ressaltou.
A Revista Com Censo
A Revista Com Censo (RCC) é um periódico científico, de acesso livre, que adota o processo de avaliação por pares, que foi fundado em 2014 e é publicado trimestralmente desde 2016. O periódico é vinculado à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Até o mês de junho de 2023, já foram publicadas 32 edições da Revista com um total de 55 volumes – incluindo 23 dossiês temáticos. Ao todo são 393 artigos, 200 relatos de experiência, 20 resenhas e 74 entrevistas – o que totaliza mais de 690 trabalhos divulgados, incluindo ainda trabalhos das seções descontinuadas, “Reflexões” e “Censo em Foco”, além de editoriais, apresentações, introduções e prólogos das edições específicas. Confira aqui as edições e informações sobre a Revista Com Censo.
Podcast Informativo Eape
Repensando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas Práticas Educacionais é o tema da 35ª edição da Revista Com Censo e também deste episódio do podcast Informativo Eape. Esse trabalho apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo WhatsApp e ficam disponíveis aqui também.
Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo: