Durante a tarde desta segunda-feira (9), a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em conjunto com o Fórum Distrital de Educação e a Secretaria de Educação do DF, promoveu a segunda etapa da Conferência Nacional de Educação (Conae) no âmbito distrital. O evento, que aconteceu na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), reuniu servidores e especialistas para discutir o cumprimento das 21 metas e das 411 estratégias do Plano Distrital de Educação (PDE).
Durante o encontro, os convidados do Fórum Distrital de Educação realizaram uma análise técnica e política sobre o progresso do PDE nos últimos oito anos. O objetivo principal foi avaliar até que ponto as metas e estratégias estabelecidas foram alcançadas e quais os desafios ainda são enfrentados pelo sistema educacional do Distrito Federal.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que participou da abertura do evento, destacou a importância do encontro. “Isso mostra que a rede se importa com a criança, com o trabalho de cada servidor e servidora. A avaliação do PDE é fundamental para identificar nossos avanços e desafios na educação do Distrito Federal. É uma oportunidade para direcionar nossos esforços na busca por uma educação de qualidade e excelência”, afirmou.
Durante o evento, foram debatidos tópicos como o acesso à educação, qualidade do ensino, infraestrutura escolar e formação de professores. As discussões visam moldar o futuro da educação no Distrito Federal e contribuir para a melhoria contínua do sistema educacional.
Júlio Barros, presidente do Fórum Distrital de Educação, também comentou sobre a avaliação. “A Conferência Nacional de Educação é um momento crucial para refletirmos sobre o caminho que nossa educação tem percorrido. Avaliar o PDE nos permite identificar o que funcionou, o que precisa ser aprimorado e como podemos avançar”, destacou.
A conferência representa um passo significativo na busca por uma educação de excelência no Distrito Federal, e os resultados das análises técnicas e políticas desempenharão um papel fundamental na formulação de políticas educacionais futuras.