Escolas públicas do DF podem inscrever até dois professores no programa
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF*
Falta pouco para o início do curso de formação do Programa de Educação Fiscal Encena 2023. O projeto foi desenvolvido para levar para professores conteúdo sobre Educação Fiscal de forma lúdica por meio de plataforma gamificada, e atividades de aprendizagem. Podem participar todas as escolas públicas do DF, com até, no máximo, dois professores, sendo que um poderá ser coordenador pedagógico. As inscrições podem ser feitas até próxima quinta-feira (10)
A duração do curso para os professores será de 60 horas na plataforma da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), sendo o acompanhamento do projeto realizado em parceria com a Subsecretaria de Educação Básica (Subeb).
O programa desenvolve conteúdos da Educação Fiscal por meio de um aplicativo gamificado com aporte da mecânica de jogos no formato lúdico-pedagógico. A proposta é relacionar tecnologia e produção audiovisual como estratégias de transposição didática dos conteúdos da temática de Educação Fiscal.
O programa é voltado para o 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, chamado Portas Abertas à Cidadania, e para o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, De Olho na Educação. Para esta edição serão contempladas as 100 primeiras escolas inscritas.
O Encena é idealizado pelo Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF), em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Controladoria-Geral (CGDF) e Receita Federal do Brasil (RFB).
EnCena
O EnCena é resultado das lições aprendidas ao longo do trabalho desenvolvido com a temática de Educação Fiscal, sendo este um tema transversal, conforme a Resolução nº 7/2010 – CNE, que aborda assuntos diversos e interligados necessários à formação para a cidadania fiscal, tais como: Estado; tributos; orçamento, finanças e gestão pública; ética; controle social e outros, bem como, dialoga com diversos objetos dos respectivos componentes curriculares e áreas de conhecimento.
Em 2021/2022 foi executado um Piloto do projeto com o objetivo de formar uma linha de base para ampliação de escala com a criação de uma plataforma gamificada contendo as trilhas de aprendizagem e as ferramentas para o gerenciamento do processo pedagógico. Participaram estudantes e professores de 80 oitenta escolas da Rede Pública, sendo que aqueles que alcançaram aproveitamentos de acordo com o Regulamento receberam como premiação um Smartphone.
*Com informações da Secretaria de Fazenda do DF