Rede pública passa a contar com mais profissionais para melhorar ensino

Gizella Rodrigues, Ascom/SEEDF

 

Foi publicado, em edição extra do Diário Oficial do DF, o decreto de nomeação de 200 novos servidores da Secretaria de Educação. Foram nomeados 100 servidores para o cargo de Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional  – Apoio Administrativo e 100 secretários escolares do cargo Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional da carreira Assistência à Educação.

 

No mesmo ato, foram nomeados 500 monitores escolares, profissionais destacados para auxiliar nos cuidados de cerca de 28 mil alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede de ensino público do DF. A nomeação dos servidores foi anunciada hoje pelo governador Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti.

 

A posse dos novos servidores deve ocorrer nos próximos 30 dias. “É muito importante para a rede pública de ensino do Distrito Federal poder começar o segundo semestre do ano letivo com esse reforço de servidores nomeados. Com as novas nomeações, a rede ganha em qualidade, os pais ganham em tranquilidade já que os filhos podem estar dentro das escolas mais bem assistidos. É para isso que a gente trabalha, para que a rede tenha um atendimento de qualidade”, disse a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

O monitor é um analista de gestão educacional, servidor público concursado, que tem suas atribuições descritas na Portaria Conjunta nº 28, de 2016. Entre outras atividades, a função desses profissionais é executar, sob orientação de equipe escolar, atividades de estímulo, cuidado e higiene dos alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles diagnosticados com  Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Apoios administrativos são profissionais que executam serviços referentes a pesquisa e planejamento, recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material, transporte, arquivo  e etc. Já os secretários escolares são profissionais que devem executar atividades referentes à organização, sistematização, registro e documentação escolar para viabilizar o funcionamento administrativo das escolas, garantindo a legalidade e validade dos seus atos. Ao secretário escolar também cabe participar de programas de desenvolvimento que envolvam a área de atuação.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF