A unidade de ensino é uma das mais antigas do DF

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

 

O Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) celebra 50 anos transformando vidas pela educação de jovens e adultos. Atualmente são cerca de 1.200 estudantes a partir de 15 anos matriculados na escola, que oferta turmas nos três turnos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta vital para a inclusão educacional e social, oferecendo novas chances a pessoas de todas as idades que desejam retomar os estudos. Com histórias inspiradoras e desafios superados, a EJA é uma prova concreta do poder transformador da educação ao longo da vida.

 

Em seus 50 anos, o Cesas coleciona histórias. Como a da dona Maílde Maria de Assunção, 69 anos, aluna da instituição no período de 2005 a 2013 onde fez um curso de computação. Ela conta que recebeu muito incentivo por parte dos professores para que continuasse seus estudos. Dona Maílde retornou à escola com o diploma de bacharel em Direito e o coração cheio de boas lembranças e gratidão a todos os professores s que a ajudaram a buscar sempre o melhor na vida e nos estudos. O próximo passo da dona Maílde é finalizar o curso de Mediação e Conciliação Extrajudicial, feito de forma online. “Aprendi a usar a tecnologia no curso que fiz aqui“, conta. “Eu só tenho a agradecer ao Cesas por todo ensino e aprendizado. Pela empatia dos professores conosco. E principalmente pelo incentivo constante de não nos deixar desistir e sempre nos incentivar“, completou.

 

Na manhã desta segunda-feira (16), o aniversário da escola, uma das mais antigas do DF, foi celebrado, com a inauguração da placa do jubileu de ouro da unidade, com a participação de autoridades, professores e alunos da instituição. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, foi homenageada no evento, tendo sido reconhecida pelo seu trabalho frente à educação.

 

É uma escola de 50 anos que está bem cuidada e bonita, com um trabalho bem feito pelos gestores em prol do estudante. Desde a década de 70, nós temos uma escola que oferta educação de qualidade ao estudante de EJA, nos três turnos, e que agora oferece educação profissionalizante, isso é crescimento”, disse.

 

O diretor da unidade, Reus Antunes de Oliveira, conta que o Cesas tem uma trajetória de luta pela educação de jovens e adultos. “Lutamos pela educação do jovem trabalhador. A escola procura dar qualidade de ensino para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade própria ou que, por algum motivo, tiveram que interromper o seu estudo regular”.

 

O Cesas foi autorizado a iniciar suas atividades escolares em 1975. Trata-se de escola pública e gratuita que, desde a sua criação, oferta a Educação de Jovens e Adultos em três segmentos, organizados em 11 semestres letivos. A partir do segundo semestre de 2018, o Cesas passou a fazer parte do cadastro do Ministério da Educação (MEC) pelo Sistema Sistec e se tornou unidade ofertante de Cursos de Qualificação (FIC).

 

A EJA

 

Atualmente, há oferta de EJA em 95 escolas nas 14 Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal. Atualmente, cerca de 26 mil estudantes estão matriculados na modalidade em todo o DF.

 

A EJA é organizada em três segmentos. O primeiro corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. Neste segmento, as pessoas iniciarão e consolidarão o processo de alfabetização. O segundo segmento corresponde aos anos finais do ensino fundamental. Já o terceiro segmento corresponde ao ensino médio. Para se matricular nos primeiro e segundo segmentos, a idade mínima é de 15 anos completos. Para se matricular no terceiro segmento, a idade mínima é de 18 anos completos.

 

As matrículas para a EJA podem ser feitas o ano todo, ininterruptamente, mesmo o grupo que não fez as matrículas prévias. Para isso basta comparecer com os documentos pessoais na secretaria da unidade mais próxima da residência ou trabalho do interessado.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF