O Projeto Desenvolvimento Econômico impulsionado pela Agropecuária do Instituto Promover IPHAC em parceria com dois grupos de pesquisa da Universidade de Brasília da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, o GEHORTI e GEPEC oferecem vários cursos durante o ano para produtores rurais, alunos e a comunidade brasiliense que tem interesse em desenvolver ações de produção agrícola.

No mês de julho, nos dias 07, 14 e 21 será ofertado o minicurso “ Produção de Queijos Gourmet com Manjericão e Pimenta  que tem o objetivo principal de fornecer conhecimentos e habilidades aos participantes para produzir queijos de alta qualidade e sabor diferenciado, utilizando ingredientes como manjericão e pimenta.

O curso realizado por meio de um termo de fomento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e com Emenda Parlamentar da deputada Jaqueline Silva inclui informações sobre as técnicas de produção de queijos, desde a escolha do leite até a maturação e armazenamento dos queijos. Além disso, o curso aborda aspectos específicos da produção de queijos gourmet, como a adição de manjericão e pimenta para conferir sabor e aroma característicos aos queijos.

O objetivo é capacitar os participantes que podem ser produtores de queijos artesanais, empreendedores do setor de alimentos e bebidas, chefs de cozinha, estudantes e entusiastas de gastronomia que desejam aprimorar seus conhecimentos em produção de queijos gourmet.

O mercado de queijos no Brasil é um setor em expansão, com uma ampla variedade de produtos e regiões produtoras. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), o mercado brasileiro de queijos movimentou cerca de R$ 24 bilhões em 2019. Responsável por cerca de 4,5% do PIB da agroindústria brasileira e gera mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos no país. Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite e queijo, com destaque para os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em Brasília, há um mercado de queijos relativamente grande, com diversos produtores, atacadistas e varejistas. A cidade conta com feiras gastronômicas e lojas especializadas em queijos, além de restaurantes e bares que incluem os queijos gourmet em seus cardápios.

Com o aumento do interesse por alimentos gourmet e a busca por produtos com sabor e qualidade diferenciados, o mercado de queijos gourmet com manjericão e pimenta pode ter boas oportunidades de crescimento. O público-alvo pode incluir consumidores que buscam novas experiências gastronômicas e empresas que atuam no setor de alimentos e bebidas, como restaurantes, bares e lojas especializadas.

Sobre o Curso

O Curso ocorrerá de forma presencial (das 8h às 14 h) na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília- UnB e, no formato online (das 15h às 21 h), podendo os interessados escolher a forma de participação. Serão ofertadas 100 vagas para o curso online e 60 vagas para o curso presencial.  As inscrições são por ordem de chegada. Para cada tema, são ofertados 3 dias de curso.

O Curso será ministrado pela Dra. Rosa Maria de Deus de Sousa Doutora em Agronomia pela Universidade de Brasília e Pós doutora em Agronegócio.

Histórico

Os Cursos estão sendo realizados desde janeiro e até o momento já foram ofertados cursos de:

1.     Como desenvolver polinização manual do maracujá e aumentar a produtividade;

2.     Formulação manual de ração para vacas em lactação;

3.     Práticas de cultivo de mandioca para melhor rendimento;

4.     Aproveitamento integral de alimentos de horticultura e fruticultura para desenvolvimento de produtos gourmet.

 

Serviço:

Curso:  Produção de Queijos Gourmet com Manjericão e Pimenta

Data: 07, 14 e 21 de Julho online (15h às 21h) ou presencial (8h às 13h)

Inscrição para o curso on-line: www.e-inscricao.com/iphac/queijosonline

Inscrição para o curso presencialwww.e-inscricao.com/iphac/queijospresencial

Endereço do Curso Presencial: Fazenda Água Limpa – Núcleo Rural Vargem Bonita, Quadra 17, Setor de Mansões Park Way

Assessoria de imprensa: Dayanne Timoteo- (61) 9 92225- 3621