Foi pensando na importância do empreendedorismo feminino no agronegócio que a programação oficial da Feira Agrobrasília 2025 realiza, no dia 24 de maio (sábado), o 3º Encontro de Mulheres do Agro: Elas Plantam O Futuro. O evento é uma forma de promover e incentivar as mulheres que atuam no setor levando conteúdo qualificado e muita troca de conhecimento entre as participantes.
O Encontro de Mulheres do Agro surgiu em 2018, em parceria com o portal Agro Mulher. A primeira edição reuniu diversas mulheres que lideram movimentos no Brasil acerca do empreendedorismo feminino no setor. Após o sucesso da edição, quando o auditório lotou, houve uma pausa e, a partir de 2023, o evento retornou em auditórios cada vez maiores.
Uma das idealizadoras desse Encontro faz parte do Conselho de Administração da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), Franceska Cenci. Para ela, que é médica veterinária e produtora rural na região do Planalto Central, a capacidade feminina de transformar o empreendedorismo é cada vez maior e mais significativa. “A mulher tem essa característica de inovar, buscar o conhecimento e transformar. É nesse sentido que fazemos o evento Mulheres no Agro. É esse universo de mulheres que buscamos”, explica Franceska Cenci.
A programação
A programação desse grande evento acontecerá no auditório Buriti, localizado dentro da AgroBrasília e conta a presença de figuras como a produtora rural e médica veterinária Franceska Cenci, a influenciadora e engenheira agrônoma Monyque Isabela, a expositora da Multitécnica S/A, Marina Medeiros, e a engenheira agrônoma e diretora da Malunga, Clevane Ribeiro. Haverá, ainda, a palestra da médica veterinária Raphaela Cenci, sob o tema “Mulheres que Vencem – Superação Pessoal e Profissional no Agro”. E, ao final do evento, haverá um momento de confraternização com sorteios de brindes para as participantes.
A expectativa é que o público chegue até cem pessoas, e que muitas participantes sejam profissionais do agro, lideranças do setor, e produtoras rurais. “Não tem coisa mais gratificante que vermos o exemplo de outras mulheres para auxiliar na nossa jornada e seguirmos sabendo que não estamos sozinhas”, reforçou uma das idealizadoras do Encontro, Franceska Cenci.
Informações AgroBrasília