A Competição de Cultivares de Soja é uma prova tradicional e o marco inicial da AgroBrasília. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), pela AgroBrasília, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o ensaio é a oportunidade para as empresas apresentarem suas cultivares para os produtores rurais.
Nesta edição, mais de 500 pessoas, incluindo produtores rurais, estudantes e interessados no agronegócio tiveram a oportunidade de acompanhar um circuito composto por 16 empresas que apresentaram 64 materiais, sendo muitos deles lançamentos.
José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF e da AgroBrasília, reforçou o objetivo da agenda e destacou como o produtor rural é diretamente beneficiado com a competição de cultivares.
“Nosso grande objetivo é dar a oportunidade ao produtor para conhecer os materiais que estão sendo lançados por essas empresas. Aqui é possível comparar, avaliar, ver questão de ciclo, de produtividade e tomar a decisão correta de qual material vai se adaptar melhor a sua propriedade”, avaliou o presidente.
Sergio Abud, biólogo da chefia adjunta: transferência de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), detalhou a participação da empresa no evento.
“A Embrapa está aqui apresentando algumas variedades de alta adaptabilidade, estabilidade e com alta produtividade, adaptada às condições da região. E assim como as outras empresas, trouxemos o que temos de melhor em nossa genética”, enfatizou o biólogo. |