O Distrito Federal alcançou, neste mês, a marca de 100 mil luminárias de LED instaladas em vias públicas, praças, parques e áreas comuns de todas as regiões administrativas. O número representa mais da metade do total previsto no projeto de modernização da iluminação pública, que prevê a substituição de 173 mil pontos até o início de 2026.
Coordenada pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), a iniciativa foi lançada há apenas seis meses e já imprime ritmo acelerado às mudanças no sistema de iluminação da capital. Com um investimento de R$ 300 milhões, o projeto é uma das principais apostas do Governo do Distrito Federal (GDF) para promover mais segurança, eficiência energética e sustentabilidade urbana.
As novas luminárias de LED oferecem mais luminosidade, menor consumo de energia e vida útil superior às lâmpadas de vapor de sódio utilizadas anteriormente. Além de reduzirem os custos com manutenção, elas também diminuem o impacto ambiental e aumentam a sensação de segurança nas ruas do DF.
A meta do GDF é concluir a substituição em todo o parque de iluminação pública até 2026, tornando o DF uma referência nacional em eficiência energética e iluminação inteligente.