Deputado Daniel Donizet se afasta do mandato por 60 dias em meio a pressões e investigação interna no MDB

Foi publicada no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) desta sexta-feira (4) a licença do mandato do deputado distrital Daniel Donizet (MDB). O afastamento foi oficializado por decisão da Mesa Diretora, com apoio de seis dos sete integrantes a única exceção foi a segunda vice-presidente, deputada Paula Belmonte (Cidadania), que tem sido voz ativa contra a permanência de Donizet na Casa.

Belmonte, que atua como procuradora Especial da Mulher da CLDF, já havia protocolado na última segunda-feira (30) um pedido formal de suspensão do mandato do parlamentar. A iniciativa recebeu o apoio das deputadas Jaqueline Silva (MDB), Dayse Amarílio (PSB) e Jane Klebia (PSD), além do deputado Daniel de Castro (PL), membro da Comissão de Defesa da Mulher.

A deputada também conseguiu impedir o arquivamento de três representações que pedem a cassação de Donizet. A Mesa Diretora, à época, já havia se posicionado pela não continuidade dos processos, seguindo parecer da Procuradoria-Geral da CLDF. Com a articulação de Paula Belmonte, no entanto, o presidente da Câmara, Wellington Luiz (MDB), acolheu a sugestão de ouvir a bancada feminina antes de qualquer decisão definitiva.

Licença médica em meio a crise

O pedido de licença do deputado foi protocolado no mesmo dia 30 de junho, alegando motivos de saúde. Segundo nota enviada pela assessoria de Donizet, o parlamentar decidiu se afastar por 60 dias para retomar o tratamento relacionado à saúde mental.

“Com coragem e senso de responsabilidade, o parlamentar reconhece que a pressão emocional dos últimos meses se tornou insustentável, exigindo atenção imediata. Cuidar da saúde é um passo fundamental  não só para seu bem-estar pessoal, mas também para seguir servindo com integridade a população do DF”, afirma o comunicado.

Donizet reiterou que a licença é temporária e frisou que “não responde a nenhum processo judicial”.

MDB-DF abre investigação interna

Paralelamente ao afastamento, o diretório regional do MDB no Distrito Federal instaurou uma comissão de ética para apurar a conduta do deputado, envolvido em recentes controvérsias públicas. O processo interno pode resultar na expulsão de Donizet da legenda.

 

 

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias