Integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) protocolou um requerimento para convidar o general Marco Edson Gonçalves Dias, atual ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, para ser ouvido sobre os ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro.
A decisão de ouvir o titular da Esplanada ocorreu após a comissão ter aprovado a convocação do general Augusto Heleno, que ocupava a pasta no governo de Jair Bolsonaro (PL), sobre os vandalismos ocorridos na área central de Brasília, no dia 12 de dezembro.
“Um dos eixos de investigação desta CPI deve ser a apuração e punição das pessoas que, verdadeiramente, cometeram atos ilícitos e graves contra os poderes da República. Neste diapasão, absolutamente necessário o depoimento do Senhor Ministro Marco Edson Gonçalves Dias, que envidou esforços no sentido de investigar todos os fatos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023”, justificou o deputado.
De acordo com o requerimento aprovado, a oitiva com o general Heleno foi por meio de uma convocação, já que o militar está na reserva do Exército. Contudo, no caso do general G.Dias, a única possibilidade seria por meio de um convite, já que ministro de Estado não é obrigado a comparecer na CPI da Câmara Legislativa.