Pouco depois de anunciar medidas mais rígidas para o uso da frota oficial, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) abriu uma nova licitação no valor estimado de R$ 893 mil para locação de veículos destinados à Mesa Diretora, à Corregedoria, à Ouvidoria e a setores administrativos da Casa.
O contrato prevê carros com manutenção completa, seguro total, mas sem motorista ou combustível. Inicialmente válido por 12 meses, o acordo poderá ser prorrogado por até 30 meses, elevando ainda mais o custo final.
A iniciativa contrasta com o recente Ato da Mesa nº 149/2025, publicado neste mês, que endureceu o controle sobre o uso da frota com cotas mensais de combustível, fiscalização digital e penalidades administrativas. Apesar disso, os carros destinados à alta cúpula da CLDF continuam com tratamento privilegiado: têm uso exclusivo, placas de bronze e estão isentos das cotas de combustível.
Embora a contratação esteja dentro da legalidade, o volume de recursos públicos envolvidos reacende o debate sobre custo-benefício, coerência com a política de austeridade e o real compromisso com a transparência na gestão dos gastos legislativos.
A sessão pública está marcada para o dia 13 de agosto, às 9h30, na plataforma www.gov.br/compras.