Ciclovias do DF: Segurança em Foco para os Ciclistas que Aproveitam os 700 km de Vias

O Distrito Federal (DF) está em vias de ter a maior malha cicloviária do Brasil, atualmente com 675 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. O governo local está ampliando essa infraestrutura com obras em execução para adicionar mais 40 quilômetros no Corredor Eixo Oeste e quatro no Núcleo Bandeirante. Campanhas de conscientização, como o Projeto Bike em Dia e o Circuito de Bike Detran nas RAs, visam promover a segurança e informar ciclistas, motoristas e pedestres sobre seus direitos e deveres no trânsito. Eventos periódicos incluem manutenção gratuita das bicicletas e distribuição de kits de segurança. A segurança é uma prioridade, com ênfase no uso de equipamentos como capacetes, roupas chamativas e sinalização adequada.

Esse tema de em qual sentido os ciclistas devem trafegar é sempre uma dúvida dos cidadãos. “O ciclista tem que andar no sentido da via, não pode ir na contramão da direção. Ele perde o direito dele como ciclista ao andar na contramão. Quase 90% dos ciclistas que se envolvem em sinistros em rotatórias e retornos estavam em sentido contrário”.

O especialista também esclarece se ciclistas devem trafegar perto do meio fio. “A recomendação é trafegar mais ao bordo direito, não necessariamente perto do meio fio, a bicicleta pode ocupar uma faixa dependendo da velocidade, é um veículo também. Porém, a faixa da esquerda é de ultrapassagem”.

Com informações Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias