O “cartão-postal” do Taguaparque está de volta. Depois de um ano e meio sem funcionar, a cascata foi reativada pela Administração Regional de Taguatinga, neste domingo (4), e já voltou a embelezar as fotos dos visitantes. A queda d’água voltou com força, a ponte de madeira foi recuperada e o monumento foi todo limpo e impermeabilizado. O local havia sido alvo de vandalismo no ano passado.
Morador da colônia agrícola 26 de setembro, o comerciante Renade Dias, 46, levou a esposa e os três filhos para passear no parque. A filha mais velha, Taynara, 17, posou para as fotos e relaxou. “Foi a primeira vez que vim. Ficou linda”, revela.
Já Renade passa por ali uma vez por semana para uma caminhada . Ele lembra que a cascata é um ponto de lazer e precisa estar sempre bem cuidado. “Tem gente que não tem muita educação, estraga e acaba prejudicando os outros”, observa. “Aqui tem tanta opção de esporte, parquinhos para as crianças se divertirem e a ‘fonte’ não pode ficar sem funcionar”, complementa o frequentador. Construída há 14 anos, a queda d’água fica próxima à entrada do centro de lazer.
Segundo a administração do Taguaparque, a bomba d’água teve o cabeamento de energia furtado, o monumento foi pichado e a ponte foi danificada. E a água, fundamental nessa época de estiagem, parou de jorrar. Em uma parceria com empresários da cidade que doaram materiais elétricos e tintas, a cascata foi restaurada.
Mais vigilância
“Ela é o símbolo do parque e o local mais frequentado onde as pessoas param, tiram fotos e marcam um encontro. Espero que eles possam nos ajudar a cuidar”, destaca o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade. “Além de nossa equipe de manutenção, estamos em parceria com o batalhão da Polícia Militar para evitar mais atos de vandalismo aqui”, explica o administrador do Taguaparque, Daniel Leite.
Em parceria com a Secretaria de Esportes, vamos recuperar em breve a pista de cooper, os campos de areia e construir uma pista de atletismo para nossos esportistas”
Bispo Renato, administrador de Taguatinga
Além dessa benfeitoria, o parque vem passando por uma série de melhorias recentes. Os banheiros tiveram as portas trocadas, além de manutenção nas redes elétricas e hidráulicas. O campo sintético recebeu luzes de LED e todo o espaço ganhou internet gratuita, por meio do programa Wi-Fi Social, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. E não será só isso.
“Tem final de semana que chegamos a receber 10 mil pessoas por dia. Portanto, o parque precisa estar em ordem. Em parceria com a Secretaria de Esportes, vamos recuperar em breve a pista de cooper, os campos de areia e construir uma pista de atletismo para nossos esportistas”, adianta Renato Andrade.
Passeio ciclístico
Um passeio ciclístico também foi atração no domingo de sol forte em Taguatinga. Cerca de 150 participantes fizeram um percurso de 16 km pelas ruas da cidade. O comboio saiu do estacionamento do parque e, na chegada, a foto da turma já tinha lugar marcado: a ‘nova’ cascata.
Fonte: Agência Brasília