Nesta terça-feira (5), às 9h, a Câmara Legislativa participa da abertura do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento apresentará as melhores práticas de gestão de lixo do mundo, a exemplo das cidades de San Francisco, nos Estados Unidos, e Capannori, na Itália, consideradas cidades lixo zero. Segundo a coordenação do congresso, lixo zero é uma meta eficiente para guiar as pessoas a fim de mudar seus modos de vida e práticas com o objetivo de incentivar os ciclos naturais sustentáveis, como o uso pós-consumo.
No Brasil, o foco do evento será a eliminação de resíduos sólidos, uma vez que no País 64% dos municípios possuem “lixões” e a média nacional de reciclagem é de apenas 3%. O encontro é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre a eliminação de resíduos.
Meio Ambiente – A Câmara Legislativa realiza, entre os dias 5 e 14 deste mês, uma série de atividades sobre o meio ambiente na Casa, como a oficina de temperos na quarta-feira (6), às 9h, na Praça do Servidor, e a exibição de curtas relacionados ao tema, às 18h, no projeto itinerante Cine Fusca. Durante as atividades vão ser distribuídas sementes e mudas aos participantes.
Já na tarde de quinta-feira (7), o plenário debate em comissão geral o racionamento de água no DF e, na manhã de sexta-feira (8), acontece a oficina sobre alimentação saudável na praça do servidor. Na semana seguinte, o ônibus “Recolhendo seu lixo eletrônico”, em parceria com a organização Programando o Futuro, ficará em frente à sede da Casa para receber o lixo eletrônico dos cidadãos do DF. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.
Da Redação
Foto: Sílvio Abdon
Comunicação Social – Câmara Legislativa