Agentes são treinados para inspecionar residências contra criadouros do Aedes aegypti

Os 139 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) recém-contratados pela Secretaria de Saúde (SES-DF) receberam, nesta semana, um treinamento para vistoriar residências e coletar dados sobre os criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Os novos servidores se somam a mais 364 Avas da rede. Juntos, os agentes irão realizar, entre 13 e 17 de maio, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), em domicílios sorteados por todas as regiões administrativas do Distrito Federal. “A partir desses resultados, conseguimos orientar os profissionais de saúde e vislumbrar políticas públicas referentes à organização tanto de serviços internos quanto de ações extramuros”, explica a diretora de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) da SES-DF, Kenia Cristina de Oliveira.

O treinamento foi ministrado pelo biólogo da pasta Israel Martins Moreira. O especialista enfatiza que o curso é fundamental para que os Avas consigam identificar as larvas do mosquito de forma adequada e apontar quais são os principais focos de arboviroses. “Assim, teremos um panorama das cidades do DF, de maneira que saibamos priorizar qual região precisa receber uma intensificação do serviço, como prevenção e controle”, diz.

Satisfação em ajudar

Dentre os novos Avas contratados pela SES-DF está Daniela Gadelha Lopes, 26. Formada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), a profissional diz estar satisfeita em poder participar dos esforços de prevenção. “É muito gratificante, porque me sinto contendo a epidemia de dengue, protegendo as comunidades, fazendo a minha parte e também ensinando a população a fazer a parte dela.”

A atuação dos Avas vai além da prevenção à dengue, incluindo ainda o levantamento de fatores biológicos e não biológicos que possam acarretar doenças à sociedade, assim como o controle de endemias, zoonoses e outras medidas alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nossa missão é evitar que a população fique doente e precise entrar em hospitais, congestionando o sistema de Saúde como um todo”, complementa a nova agente.

*Com informações da SES-DF

 

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias