Administração do Plano Piloto apoia Dia Mundial da Limpeza

O World Cleanup Day, em português Dia Mundial da Limpeza, celebrado hoje, 18/9, é um evento para chamar a atenção da comunidade sobre o problema global da geração de resíduos sólidos, incluindo o descarte inadequado feito nas águas. Brasília não ficou de fora e também promoveu atividades alusivas ao movimento. A Administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro esteve presente no Lago Paranoá, um dos locais aqui no DF que teve programação voltada ao World Cleanup Day. No total foram recolhidos mais de 255 quilos de resíduos do lago.

Ilka contou que vários mergulhadores e mergulhadoras voluntárias, canoístas e embarcações fizeram recolhimento de lixo no lago. “Esse lixo é jogado na rua e chega ao lago pela rede de águas pluviais ou é jogado pelas pessoas diretamente no lago”, explica. Para a administradora a união de esforços feita hoje, no Wolrd Cleanup Day, é fundamental para conscientização das pessoas sobre a responsabilidade de cada uma na geração de resíduos e sobre o impacto causado ao meio ambiente pelo descarte incorreto.

Rafael Arino e Ricardo Pires, do Veleiro Aquários receberam uma medalha e um certificado por retirarem de forma voluntária a maior quantidade de resíduos do lago neste sábado. “A sensação é muito boa. Queremos que as pessoas se conscientizem e não joguem lixo no lago”, disse Arino. Pires, seu parceiro de veleiro, completou que o evento deixa um legado de ensinamento para as futuras gerações: “Nós somos o exemplo para os que estão vindo no amanhã. Ações assim são mais importantes que palavras, porque estamos mostrando a importância do cuidado com o meio ambiente”.

O movimento World Cleanup Day aqui no DF tem a participação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Marinha do Brasil, Movimento Ocupe o Lago, Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), dentre outros apoiadores.

Silvio Vieira, presidente do SLU, agradeceu a presença e apoio da Administradora Ilka Teodoro no evento e explicou a destinação dos resíduos coletados. De acordo com Silvio o que puder ser reciclado irá para as cooperativas e o que não puder ser reaproveitado será levado para o aterro sanitário. O presidente do SLU afirmou que a ação é muito importante para deixar o lago, local tão apreciado por toda população, “cada vez melhor e mais bonito”: “Vamos descartar o resíduo no lugar correto. O lago não é o lugar para isso”, defende.

Além de apoiar o World Cleanup Day a Administração do Plano Piloto apoia e promove no dia a dia ações sobre o descarte correto de resíduos. Uma das iniciativas é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o recolhimento de potes, garrafas e outras embalagens de vidro, instalado em frente ao prédio da Regional em parceria com a Green Ambiental.
No card abaixo, você encontra todos os pontos para descarte de materiais em vidro instalados no Plano Piloto.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias